09/04/2012 - 09:42 - #Mac Comunicação e Marketing
Blindado de Al Capone serviu o Presidente Roosevelt
Blindado de Al Capone serviu o Presidente Roosevelt - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Curiosa é a história do primeiro carro blindado de um presidente norte-americano. O primeiro veículo blindado, especialmente produzido para a presidência, foi um Lincoln 1939, da Ford Motor Company. No entanto, a história relata que, após o ataque surpresa da Marinha Imperial do Japão à base americana de Pearl Harbor, no Havai, em 7 de dezembro de 1941, o Serviço Secreto dos Estados Unidos passou a se preocupar de forma mais intensa com a segurança do presidente.
No dia seguinte, o presidente Franklin D. Roosevelt iria ao Congresso onde faria seu famoso discurso – “infâmia” – e assinaria a declaração de guerra contra as potências do Eixo, convocando todo o parque industrial do País para o esforço de guerra. Mas, faltava um carro blindado para o presidente.
Em tempo de guerra, sempre é possível um atentado à vida do Chefe de Estado. Mas, na época, o governo não estava autorizado a gastar mais que 11 mil dólares na aquisição de qualquer automóvel o que, é claro, não daria para comprar um carro blindado.
Então, um agente encarregado de proteger o presidente, Mike Reilly, ficou sabendo que o Departamento do Tesouro tinha apreendido um dos carros blindados do gangster Al Capone, em Chicago, depois de sua condenação por evasão fiscal, em 1931, e decidiu pedi-lo por empréstimo.
Tratava-se de um Cadillac equipado com placas de proteção por trás das portas, uma verdadeira armadura sob a carroçaria. Os vidros dos parabrisas e janelas tinham mais de uma polegada de espessura e eram a prova de balas. Além disso, acredita-se que foi o primeiro carro civil com um rádio receptor integrado com a banda de transmissão da polícia.
Naquela noite de 7 de dezembro, o carro foi preparado para o uso do presidente em seu deslocamento público, no dia seguinte, rumo ao Capitólio.
Roosevelt , ao saber do caso, brincou dizendo que esperava que o Sr. Capone não se importasse com o empréstimo. Ele usou esse veículo até 1942, quando a Ford Motor Company preparou um Lincoln 1939 blindado, chamado de “Sunshine Especial”. Para contornar os limites de gastos, o governo alugou o carro da Ford por 500 dólares por ano.
As informações são do livro “Washington vai à guerra”, de David Brinkley.
Data de inclusão: 09/04/2012
Fone: (11) 5521-3483