Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

30/03/2012 - 21:45 - #Mac Comunicação e Marketing
Turismo: Porto Feliz, a terra das Monções
Turismo: Porto Feliz, a terra das Monções - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A série de viagens que se enquadram no espírito do “turismo de um dia” com visitas a cidades próximas a grandes centros urbanos, cujas vidas revelam detalhes da cultura e da história do crescimento do Brasil, mostra Porto Feliz, às margens do ve ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A série de viagens que se enquadram no espírito do “turismo de um dia” com visitas a cidades próximas a grandes centros urbanos, cujas vidas revelam detalhes da cultura e da história do crescimento do Brasil, mostra Porto Feliz, às margens do velho Rio Tietê, conhecida como “Boca do Sertão”.
A visita a Porto Feliz, hoje com 50 mil habitantes, é uma viagem ao interior de São Paulo, às margens do Rio Tietê, caminho natural dos bandeirantes na obra de penetração pelos sertões do país. O traçado, por onde passaram os desbravadores, que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga, em busca das riquezas do desconhecido, semeou um grande número de vilas ao longo das expedições.
Nelas, inúmeros museus, arquitetura colonial, fazendas, trilhas e caminhos dignos de serem explorados e fotografados por novos desbravadores motorizados. O objetivo, agora, é mostrar as belezas de Porto Feliz, cujas origens datam do século XVII de onde partiam as famosas Monções, com milhares de participantes em enormes batelões que chegavam a percorrer até 3.500 quilômetros pelos rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari, Porrudos e Cuiabá, com até quatro meses de deslocamento.
O roteiro também é gastronômico com grande diversidade onde se destacam a paçoca de carne, o cearense, sopa de milho verde com cambuquira, virado a paulista, alcachofra, cachaça artesanal, vinho e porco ou boi no rolete, além de variado artesanato em barro, argila e pedra.
De São Paulo a Porto Feliz, escolha a rodovia Castello Branco, a melhor do País. Na altura da cidade de Itu há uma alça de acesso a direita para retornar à esquerda da estrada, para o nosso destino. Percorremos a distância de 110 km, a partir de São Paulo, a bordo do Ford Ka Sport, numa viagem que mostrou toda a potência do motor Zetec RoCam flex 1.6. O novo Ka chama a atenção pelo design marcante, kit aerodinâmico, rodas de 15 polegadas, interior confortável graças ao ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
Porto Feliz é um destino turístico para todas as idades. Entre as atrações da cidade, destaca-se o Parque das Monções, a beira do Tietê que conserva alguns “batelões”, enormes barcos esculpidos em troncos de árvores gigantes, num museu a céu aberto. Essas embarcações foram utilizadas nas expedições que, praticamente, enfrentaram o desconhecido e ampliaram o conhecimento pela terra e de suas riquesas.
As festas religiosas são: o Drama da Paixão, na semana santa, Corpus Christi, Festa do Bom Jesus, de São Benedito do Tietê etc. Há também no programa oficial da cidade a Semana das Monções, diversas romarias e a Festa da Alcachofra. Em www.portofeliz.sp.gov.br o turista pode encontrar mais detalhes entre gastronomia, passeios e hospedagem.

HISTÓRIA

A origem de Porto Feliz remonta ao século XVII. Conforme relatos históricos, foi à margem esquerda do rio Anhemby (atual Tietê) que Antonio Cardoso Pimentel implantou , em fins de 1693, a fazenda que deu origem ao povoado. O local foi batizado como Araritaguaba, palavra indígena que significa “lugar onde as araras pousam para bicar a pedra”
O nome deve-se à existência de um paredão salitroso com 30 metros de altura, no local. Esse pequeno povoado teve como base de sua economia a agricultura de subsistência até a descoberta de ouro em Mato Grosso, por volta de 1719 e em Goiás, em 1725.
Favorecido pelas águas navegáveis do rio Tietê nesse trecho, o Porto de Araritaguaba tornou-se o ponto de partida para as longas viagens e expedições fluviais de colonização organizadas pelos paulistas no movimento que ficou conhecido como “Monções”.



www.fordparatodos.com.br

Data de inclusão: 30/03/2012
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Automóveis][Propaganda-Mkt-Comunic.][Redes Sociais][Turismo ]
Este Release foi visto 1932 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.