30/09/2020 - 17:27 - Ecco
Engenheiro dedica parte de seu dia cantando para pacientes internados em hospitais no interior de Goiás - ECCO

Hercílio Ramos Júnior é voluntário no projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical, que beneficiou centenas de pacientes  ...

A pandemia da Covid-19 transformou a vida de milhares pessoas ao redor do mundo. O momento de incerteza e vulnerabilidade causado por uma doença ainda sem cura estimula pensamentos negativos e desmotivadores, principalmente para os pacientes que precisam ser internados durante o tratamento.

Pensando na solidão e na dor das pessoas que ficam distante de seus familiares, o engenheiro Hercílio Ramos Júnior, que trabalha com música há mais de 15 anos, aceitou o convite do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED para ser o rosto e a voz do projeto de acolhimento musical Amor Cantado.

“A música sempre me acompanhou. Estudei em conservatórios paulistas há mais de 30 anos e nos últimos 15 dedico parte dos meus dias participando de projetos sociais para levar música a quem mais precisa”, conta Ramos.

O engenheiro conta que a motivação para realizar o projeto surgiu depois de ter assistido Tempo de Despertar (1991), do diretor Penny Marshall. O filme foi baseado na autobiografia do médico neurologista Oliver Sacks que usava a música para o tratamento dos pacientes. “Esse filme mexeu comigo e comecei a fazer pesquisas e entrar em contato com psicólogos e fonoaudiólogos para iniciar o projeto que executo nesses últimos anos”, explica.

Solidariedade

Desde o início da pandemia Hercílio Ramos Júnior coordena o projeto Canta para mim, destinado, principalmente, às casas de repouso. Nas redes sociais, ele se disponibiliza a cantar as músicas escolhidas pela audiência para que as pessoas se sintam acolhidas durante o período de isolamento social.

Em agosto, ele assumiu o comanda das lives Amor Cantado, que são transmitidas simultaneamente para o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) e Hospital Regional de Luziânia (HRL) todas as quartas-feiras, às 15h. “A música traz vitalidade, conforto e bem-estar. É muitíssimo importante sairmos da rotina. O equilíbrio é fundamental. A descontração é um alívio para o corpo e para a mente e um fator importante para a recuperação de energia”, explica Ramos.

“A iniciativa é muito importante para nós e para os nossos pacientes. Nos enche de orgulho proporcionar um pouco de harmonia e descontração para as pessoas que estão há dias sem contato com a família. Isso ajuda muito no processo de recuperação”, conta Éder Souza, gerente administrativo do HRL.

Com quase dois meses no ar, o projeto de acolhimento musical do Imed, que está em sua 9ª edição, já soma mais de 1.350 visualizações no Youtube. São centenas de pacientes dos dois hospitais beneficiados pelo poder da música. “É uma honra participar desse projeto que leva amor, carinho e atenção para os pacientes e profissionais da saúde do Hutrin e do HRL”, finaliza Ramos.
Data de inclusão: 30/09/2020
Contato: Chris Beller