29/09/2020 - 11:55 - Texto & Cia Comunicação
V Congresso da ABCF discute a aproximação entre universidades e comunidades
V Congresso da ABCF discute a aproximação entre universidades e comunidades - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Mesa-redonda terá a presença de representantes de associações e organizações populares de Porto Alegre (RS) e do Rio de Janeiro (RJ) ...

Como a pesquisa científica impacta na realidade das pessoas que vivem em comunidades, periferias e no interior do Brasil? É esse o diálogo que a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) propõe-se a abrir na mesa-redonda que acontecerá no dia 1 de outubro, às 14h, no V Congresso da ABCF. “É papel dos pesquisadores traduzir a Ciência para um discurso acessível”, diz Flavio da Silva Emery, presidente da ABCF e docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP).

Representantes de organizações que atuam em Porto Alegre (RS) e no Rio de Janeiro (RJ) participarão desse debate. De Porto Alegre serão Denise Cardoso, da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco, Neves e Arredores (AMAVTRON), que realiza trabalho social com crianças carentes; Fabiano Negreiros, da União de Vilas da Grande Cruzeiro, organização comunitária que reúne comunidades da Grande Cruzeiro; e Cléber Moraes, do Coletivo A Periferia Move o Mundo, que atua na arrecadação de alimentos para creches comunitárias. Do Rio de Janeiro quem participará será Clemilson Berto Junior, farmacêutico e voluntário do projeto Favela sem Corona, que atua para diminuir o impacto da epidemia do coronavírus nas favelas do município, atuando nas áreas de prevenção e apoio ao diagnóstico.

A expectativa é a de que este encontro exponha a importância da aproximação da universidade com as comunidades, que significa o encontro do conhecimento acadêmico com a vivência e o cotidiano das pessoas que moram nas periferias do Brasil.

Mauro Silveira de Castro, Professor Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediará a discussão, que acontecerá no dia 1 de outubro, às 14h, na sala 2. O Congresso é gratuito para associados e será on-line, de 1 a 3 de outubro. Para os demais participantes, o valor da inscrição é revertido em admissão como associado à ABCF. Os participantes receberão por e-mail o atalho para entrar nas salas e acompanhar as palestras e instruções para apresentação de trabalhos.

V Congresso da ABCF
De 1 a 3 de outubro
Inscrição: congresso.abcfarm.org.br
O Congresso é gratuito para associados. Para os demais participantes, o valor da inscrição é revertido em admissão como associado à ABCF.
Anuidade:
Graduandos (associados colaboradores): R$ 35,00