Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

25/09/2020 - 14:40 - Ecco
Pacientes do Hospital Regional de Formosa recebem visitas virtuais de familiares
Pacientes do Hospital Regional de Formosa recebem visitas virtuais de familiares - ECCO

Com a ajuda de vídeo-chamadas e psicólogas, familiares e pacientes interagem em tempo real ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A mais dolorida das imposições do coronavírus é o isolamento, tanto para o paciente como para os parentes e amigos. Não poder tocar, não poder falar, não saber o que exatamente está acontecendo, leva muitas pessoas à depressão e ao desespero. Mas a tecnologia e a empatia da equipe de saúde estão driblando esse isolamento impositivo e levando conforto a quem mais precisa.

Durante esse período em que não há visita, a direção do Hospital Regional de Formosa (HRF), com sua equipe de psicólogas, adotou as “visitas virtuais” por meio de vídeo-chamadas. “Diante desse cenário é importante exercermos a empatia, portanto, nosso papel é facilitar essas visitas virtuais” aos pacientes, afirma Vânia Fernandes, diretora executiva da unidade.

A importância das visitas virtuais

As chamadas de vídeo são realizadas para os pacientes que estão internados nas enfermarias do HRF, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Ala Covid-19. Com o objetivo de aproximar essas pessoas de suas famílias, a ação é destinada aos pacientes acamados por muito tempo ou emocionalmente debilitados.

Primeiramente é feita uma consulta pelas psicólogas Lohany Romualdo de Matos e Sayonara de Cássia Batista aos responsáveis pelas alas. Nessa conversa, o quadro clínico do paciente é amplamente discutido. Caso ele esteja estável e a junta médica de comum acordo, a família é contactada.

No entanto, há uma preocupação de não gerar qualquer transtorno ou ansiedade descabida ao acamado. Por isso, existe um direcionamento prévio de quais assuntos o familiar deve ou não abordar com o paciente. Posterior a essa orientação a ligação ao ente é então realizada via smartphone ou tablet.

“As visitas virtuais dão força e esperança na recuperação do paciente. Elas acolhem e aconchegam os familiares durante o processo de recuperação. Isso motiva o paciente a não se entregar a doença”, pondera a psicóloga Lohany Matos.

Cuidados com a saúde mental

Oferecer os cuidados psicológicos necessários aos pacientes e familiares durante esse período é fundamental. Nesse sentido, as visitas virtuais que o Hospital Regional de Formosa oferecem, evidenciam a preocupação que se tem com os rígidos protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No começo da pandemia, o órgão elaborou uma pesquisa, no qual fez um alerta com relação a saúde mental dos brasileiros diante desse cenário. Portanto, é substancialmente importante garantir que os pacientes do Hospital Regional de Formosa mantenham seus laços familiares nesse momento tão delicado.

Dessa forma, “contribuir para que o ambiente hospitalar seja acolhedor também é uma meta do HRF”, destaca Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade. O bom trabalho desenvolvido pela equipe de psicólogas da unidade, é sentido a cada feedback positivo dos familiares, melhora significativa do humor dos pacientes e a cada nova alta.

Desde que foi estadualizado e, a gestão assumida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o HRF já realizou 216 internações, com 170 casos confirmados para Covid-19 e 93 altas. Certo de que o acolhimento e o atendimento humanizado são os melhores caminhos para tratar seus pacientes, o hospital seguirá apostando na empatia e no afeto para vencer essa batalha chamada pandemia.

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa
Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br
Data de inclusão: 25/09/2020
Fone: (11) 38881144
Contato: Chris Beller
Empresa: Ecco
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Geral][Saúde ][Social ]
Este Release foi visto 68 vezes

 

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
       
       
       
 
       
 
Institucional Quem Somos
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook
Linkedin
Twitter
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.