22/09/2020 - 14:40 - DOC Press
Afonso Nigro participa da campanha ‘Nós Cuidamos do seu Coração’
Afonso Nigro participa da campanha ‘Nós Cuidamos do seu Coração’ - DOC PRESS

O cantor e músico, ex-integrante do grupo Dominó, gravou vídeos para a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que serão exibidos no Dia Mundial do Coração (29 de setembro) e no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Mudanças de hábito  ...

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – promove ações de conscientização para a população, nos meses de setembro e outubro, sobre os fatores de risco para o coração e promoção de qualidade de vida. O slogan da campanha é “Nós cuidamos do seu coração” e haverá dicas de alimentação saudável, prática de atividade física, combate ao estresse e informações para os fumantes deixarem o cigarro com segurança. Mudanças de hábito podem impactar em até 80% nas chances de uma pessoa sofrer um infarto ou AVC nos próximos 10 anos.
“Praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada, não fumar, evitar a obesidade e o excesso de peso, controlar a pressão arterial e o colesterol são atitudes aparentemente pequenas, mas que trarão grandes benefícios. Eu apoio a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo”, afirmou o cantor e músico Afonso Nigro, em um dos depoimentos. Ele ficou nacionalmente famoso na década de 1980 com o grupo Dominó. Afonso Nigro ainda participou de novelas nas TVs Globo e Bandeirantes, atuou em peças teatrais e no cinema. Atualmente está a frente da Nigro Entretenimento, empresa de produções artísticas.
Uma pesquisa da SOCESP, feita com mais de 9.000 pacientes de ambos os gêneros em unidades básicas de saúde de 32 cidades paulistas, revelou que as pessoas não controlam os principais fatores de risco para o coração. O Estudo Epidemiológico de Informações da Comunidade – EPICO – constatou que colesterol, hipertensão e diabetes tiveram um índice preocupante de controle de 0%. No caso do colesterol, analisado isoladamente, o controle foi de apenas 16%. Somente 25% apresentavam valores de glicemia dentro das metas preconizadas e a pressão arterial estava sem controle por 48% dos participantes.
Em outro vídeo gravado, Afonso Nigro lembra que as pessoas devem consumir, preferencialmente, mais alimentos in natura e menos os industrializados. “Descasque mais e desembale menos. Estou aqui para lembrar da importância da alimentação na prevenção e controle das doenças cardiovasculares”, ressaltou o cantor e músico em um dos vídeos gravados.
“Precisamos que as pessoas se conscientizem e o apoio do Afonso Nigro, com o seu carisma, nos ajudará muito nesse trabalho. Mudanças de hábitos salvam vidas, além da adesão ao tratamento prescrito pelos médicos”, destaca o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira.
Data de inclusão: 22/09/2020
Contato: José Luchetti