16/09/2020 - 08:13 - Texto & Cia Comunicação
Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9) alerta para a segurança do trabalhador da saúde - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Pandemia do coronavírus trouxe sobrecarga de trabalho, resultando em estresse físico e psicológico dos trabalhadores da saúde ...

No Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) alerta para a importância da assistência segura aos usuários em todos os estabelecimentos de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), estudos mostram que 1 em cada 10 pacientes hospitalizados sofre danos associados aos cuidados em saúde, sendo que 50% deles poderiam ser evitados. Na atenção primária e ambulatorial, o número é ainda mais preocupante: 4 em cada 10 pacientes.

Neste ano, o tema escolhido é a “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. A pandemia da Covid-19 trouxe aos trabalhadores da saúde estresse físico e psicológico e sobrecarga de trabalho, situações propensas a erros e que podem causar danos aos pacientes.

“Medidas como a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamentos, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento de pacientes com doenças infectocontagiosas,  além de ações voltadas para proteção do esgotamento físico e mental dos profissionais, podem ajudar a reduzir o número de erros e mortes”, defende Yussif Ali Mere Júnior, presidente da FEHOESP, que representa mais de 50 mil serviços no estado (clínicas, hospitais, laboratórios) e 700 mil trabalhadores.

Para melhorar a segurança dos trabalhadores da saúde e pacientes, a Sobrasp elaborou um material com informações sobre ações que podem ser feitas com a participação das equipes de saúde. O material está disponível no link: https://fehoesp360.org.br/gerenciador/upl/editorHTML/uploadDireto/campanha-dia-mu-editorHTML-00000010-08092020142606.pdf.

Data de inclusão: 16/09/2020
Contato: Bruna