20/08/2020 - 10:17 - Ecco
Musicoterapia auxilia na recuperação de pacientes em hospitais de Goiás
Musicoterapia auxilia na recuperação de pacientes em hospitais de Goiás - ECCO

Terceira edição do projeto Amor Cantado, do IMED, leva descontração e alegria para pacientes em enfermarias de coronavírus ...

Há três semanas, às quartas-feiras, a rotina dos pacientes nas enfermarias do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) e do Hospital Regional de Luziânia está muito diferente. O barulho de injeções e respirações deu lugar à música de boa qualidade.

Em sua terceira edição, o projeto Amor Cantado, uma “live musical” que tem por objetivo levar a humanização da saúde aos pacientes internados nos dois hospitais, foi acompanhado por mais de 80 pessoas entre pacientes, funcionários e parentes.

A iniciativa da ação é do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, Organização Social que administra hospitais em Goiás. “A musicoterapia estimula o bom humor e aumenta a disposição do paciente, reduzindo os sentimentos negativos de solidão provocados pelo isolamento”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor do Imed.

O paciente Francisco Chagas, 52 anos, está otimista e agradecido. \"O hospital me proporcionou um carinho que eu nunca tive. Somos tratados muito bem, desde os enfermeiros até o pessoal da limpeza. O Hospital Regional de Luziânia é exemplo aqui na região nessa guerra contra o coronavírus e aqui sei que vamos vencer\", acredita.

A iniciativa é transmitida pela TV IMED (http://www.youtube.com/channel/UCy3VN3tclg9U_4EL5Zs4ydg), e pode ser acompanhada pelos pacientes nas TVs dos quartos, pelos parentes dos internados através de celular ou Smart TV e pelos funcionários dos hospitais na recepção.

O poder da música

Quem comanda a live musical é o cantor Hercílio Ramos, engenheiro formado pelo Mackenzie que há 15 anos dedica parte de seu tempo realizando ações e projetos sociais. Desde o início da pandemia ele coordena o projeto Canta para mim, destinado, principalmente, às casas de repouso. Por meio de suas redes sociais, ele se disponibiliza a cantar as músicas escolhidas pela audiência para que se sintam acolhidas durante o período de isolamento social.

“A música traz vitalidade, conforto e bem-estar. É importante sair da rotina. O equilíbrio é fundamental. A descontração é um alívio para o corpo e para a mente e um fator importante para a recuperação de energia”, explica Ramos.

Ele também ressalta a importância do projeto para todos os colaboradores das unidades de saúde. “Não podemos esquecer que por trás dessas pessoas, sejam elas médicos, enfermeiros, gestores ou auxiliares, existem seres humanos que estão se dedicando integralmente ao próximo. Lembrar delas é uma atitude inestimável”, finaliza
Data de inclusão: 20/08/2020
Contato: Chris Beller