Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

17/08/2020 - 11:03 - #Mac Comunicação e Marketing
Câmara discute isenção de cobrança de direitos autorais de músicas em quartos de hotéis
Câmara discute isenção de cobrança de direitos autorais de músicas em quartos de hotéis - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Após uma tentativa frustrada de uma emenda parlamentar alterando as regras de arrecadação dos direitos autorais, no mês de maio, o tema voltou à Câmara dos Deputados. Foram colocados na pauta, em regime de urgência, dois Projetos de Lei que propõem m ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Após uma tentativa frustrada de uma emenda parlamentar alterando as regras de arrecadação dos direitos autorais, no mês de maio, o tema voltou à Câmara dos Deputados. Foram colocados na pauta, em regime de urgência, dois Projetos de Lei que propõem mudanças na legislação, como a suspensão de cobrança de direitos autorais para órgãos públicos e entidades filantrópicas (PL 3968/1997) e em quartos da rede hoteleira e cabines individuais de navios ou trens (PL 3992/2020).

Na justificativa do PL, o texto salienta que “a execução pública, em saguões de hotéis é indiscutível e a cobrança de direitos autorais é totalmente válida. No entanto, a execução em caráter privado, em aparelhos de televisão ou rádio instalados nessas unidades não se mostra plausível”.
O projeto conta com o apoio de todas as entidades de classe que representam o setor do turismo e hotelaria.

Há muitos anos o setor de hotéis e navios de cruzeiro vem sofrendo com a cobrança indevida e injusta de direitos autorais provenientes da execução ou até da mera disponibilização de aparelhos de rádios e TVs nos interiores dos apartamentos e cabines.

Segundo informações do ECAD, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais, uma organização privada que controla e fiscaliza a utilização de músicas em espaços públicos no território nacional, a hotelaria gera 23 milhões de reais em direitos autorais, de um total de 1,1 bilhão arrecadados, ou seja, o que ela arrecada com a hotelaria nacional corresponde a 2,5% da sua receita total, o que para a ABIH Nacional não impactaria significativamente a receita, conforme alega o órgão.

Em carta das entidades endereçadas ao Congresso, elas ressaltam que o setor não se opõe à cobrança de direitos autorais em áreas comuns e de frequência coletiva. Todavia, com amparo inclusive na Lei Geral do Turismo, os quartos dos hotéis e cabines de navios são ambientes de uso privativo dos hóspedes e utilizados de modo exclusivo, equiparando-se às suas residências, conforme já decidido inclusive pelo egrégio Supremo Tribunal Federal.

Além disso, é fundamental que haja uma sensibilidade do momento crítico vivido pelo setor mais impactado pela pandemia. Portanto, medidas que evitem a oneração ainda maior deste setor serão primordiais para evitar a perda de milhões de empregos.




www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br
Data de inclusão: 17/08/2020
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Música][Turismo ]
Este Release foi visto 84 vezes

 

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
       
       
       
 
       
 
Institucional Quem Somos
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook
Linkedin
Twitter
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.