07/08/2020 - 12:15 - Ecco
Coronavírus: Hutrin lança sistema online de triagem e visita em domicílio
Coronavírus: Hutrin lança sistema online de triagem e visita em domicílio - ECCO

IMED usa telemedicina para monitorar risco e atender população de Trindade ...

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que administra o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) desenvolveu um sistema remoto para mapeamento, triagem e acompanhamento de pessoas com suspeita de Covid-19.

O projeto “A gente se importa” foi criado para auxiliar os moradores da cidade a identificar, de maneira rápida e eficaz, a necessidade de um tratamento mais intensivo da doença.

O primeiro passo para acessar o sistema é visitar o site https://hospital-hutrin.org.br/. O menu Triagem da plataforma digital do hospital contém todas as informações necessárias para realizar o cadastro. A pessoa responde algumas perguntas sobre suas condições de saúde, complementa com seus dados pessoais e endereço e recebe o resultado na hora. Qualquer pessoa pode descobrir seu grau de risco.

Os pacientes identificados na triagem do site que precisarem de mais atenção serão orientados por telefone e, caso seja necessário, recebem a visita de enfermeiros. Se a tabulação dos dados, em tempo real, resultar em estado crítico, a pessoa é orientada a procurar o hospital.

“Um dos principais objetivos do sistema é que a pessoa permaneça em casa porque, quando há o deslocamento, automaticamente ela aumenta o risco de contaminar outras pessoas ou ser contaminada, caso não esteja com a doença”, conta Getro Oliveira de Pádua, diretor do Hutrin.

O projeto colocou um carro exclusivo com equipe de enfermagem munida de oxímetros, medidores de pressão e temperatura para atender a população da cidade das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

O serviço também contempla pessoas que passaram pelo ambulatório do Hutrin com sintomas leves e foram orientadas a ficar em isolamento domiciliar. “Após dois dias da consulta realizada no hospital, o paciente recebe uma ligação onde ele tem a oportunidade de informar como está a evolução da doença. Caso seja necessário, a equipe se desloca até a residência para que seja realizado o atendimento domiciliar”, explica Getro Oliveira de Pádua.
Data de inclusão: 07/08/2020
Contato: Chris Beller