Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

05/08/2020 - 10:38 - #Mac Comunicação e Marketing
Trem Republicano, prometido para dezembro, será a redenção do turismo de Itu e Salto
Trem Republicano, prometido para dezembro, será a redenção do turismo de Itu e Salto - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A ideia do Trem Republicano surgiu em 2005, durante um seminário ocorrido no Rio de Janeiro, lançada pelo turismólogo ituano Fabio Grizotto, da Secretaria de Turismo da Estância Turística de Itu. O seu projeto vitorioso frutificou e, aos poucos, foi  ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A ideia do Trem Republicano surgiu em 2005, durante um seminário ocorrido no Rio de Janeiro, lançada pelo turismólogo ituano Fabio Grizotto, da Secretaria de Turismo da Estância Turística de Itu. O seu projeto vitorioso frutificou e, aos poucos, foi desenvolvido com a criação do consórcio intermunicipal reunindo as prefeituras de Itu e Salto, em 2008.

Depois veio a verba de quatro milhões de reais do Ministério do Turismo que deu fôlego ao projeto. Em 2010, o Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) concedeu os trilhos para a execução das obras e as duas estações ferroviárias antigas passaram por uma ótima restauração.

O Trem Republicano entrará nos trilhos a partir do próximo mês de dezembro, é a promessa do consórcio intermunicipal que gerencia sua instalação e operação, uma enorme esperança para melhores dias para o turismo em Itu e Salto, duas importantes estâncias turísticas e cidades irmãs do Estado de São Paulo.

Bom lembrar que o Trem Republicano será equipado com a famosa Maria Fumaça e se tornará no atrativo turístico desse tipo mais próximo a São Paulo que se soma a outras duas já existentes no interior, como o Trem de Guararema, no Vale do Paraíba e a ferrovia Campinas-Jaguariúna. Se tudo der certo, o próximo verão e férias serão fantásticos para a região. O comércio deve se preparar para esse grande evento.

Serra Verde Express venceu a concorrência

O edital de concorrência para a concessão da ferrovia teve como vencedora a empresa Serra Verde Express, de Curitiba, que já opera um trem similar, da capital paranaense a Paranaguá, no litoral, porém de trajeto mais extenso que os 8 km que ligam Itu a Salto. A Serra Verde Express integra o Núcleo de Turismo da Holding Higi Serv, um grupo de empresas 100% brasileiro, paranaense, com mais de 40 anos de tradição e o 14º maior empregador do estado do Paraná.

A empresa adiantou que a operação do Trem Republicano será exclusivamente para desenvolver o turismo na região e a previsão é de circulação diária, com duas viagens em dias úteis e três aos finais de semana com o tempo de percurso estimado em 45 minutos de viagem.

A locomotiva Maria Fumaça que vai operar o trecho será acompanhada por três vagões, um carro boutique, um turístico e um econômico, que transportarão até 136 passageiros por viagem. Dentro do planejamento da ferrovia há um trecho de cerca de 500 metros que ainda esta em obras com previsão de ser entregue até 10 de outubro. Em seguida, passará por vistoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e depois, o trem iniciará as etapas de testes e deverá começar a operar em dezembro.


Foto - legenda: praça de rotação do trem republicano




www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br
Data de inclusão: 05/08/2020
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Cidades][Turismo ]
Este Release foi visto 89 vezes

 

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
       
       
       
 
       
 
Institucional Quem Somos
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook
Linkedin
Twitter
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.