29/07/2020 - 10:25 - Jéssica Amaral
Pandemia acelera processo de transformação digital na construção civil
Pandemia acelera processo de transformação digital na construção civil - JÉSSICA AMARAL

Startup investe em tecnologias e adapta produtos e serviços para o mundo digital

...

A pandemia causada pela COVID-19 está mudando o formato das empresas. Considerado um dos setores mais tradicionais, a construção civil está se adaptando a esta nova realidade e se reinventar é imprescindível para continuar ganhando mercado e estar mais próximo de seus clientes. Agora, o novo normal das empresas é dentro de casa e a transformação digital vem cada vez mais acelerando este processo. Para sobreviver nos próximos meses, o único caminho será a inovação.

A Celere – startup e consultoria de eficiência na construção civil é um exemplo de como o setor está se adaptando às mudanças causadas pela pandemia. Focada em estudos de viabilidade, orçamentos e gerenciamento de obras, nos últimos meses a startup redesenhou e criou novos produtos, que serão 100% digitais e poderão ser acessados em qualquer lugar, tanto por clientes quanto por colaboradores. A empresa transformou os seus produtos e serviços com tecnologia e outras ferramentas que vem sendo desenvolvidas há cinco anos, com soluções pensadas executar e entregar os serviços remotamente.

“Foi necessário fazer uma transformação para atender remotamente com mais eficiência e, para isso, não só usamos as tecnologias e plataformas disponíveis no mercado, como também criamos pequenos times de acordo com cada projeto”, afirma Raphael Chelin, engenheiro civil e co-fundador da Celere. Ainda de acordo com o engenheiro, estes pequenos times foram divididos em salas online e qualquer colaborador pode falar com o seu colega, em qualquer hora do dia, apenas ligando o microfone, como se estivesse dentro da empresa, mas na verdade cada um está na sua casa. “A ideia foi tentar aproximar, mesmo no isolamento social, e manter uma rotina mais próxima possível da que tínhamos quando estávamos fisicamente próximos”, complementa.

A nova estrutura já rendeu bons resultados para a Celere. Com cerca de 20 colaboradores em regime home office desde março, a empresa não demitiu e nem reduziu jornadas e salários. A forma de atender os clientes também vem passando por mudanças. Antes da pandemia, 50% dos clientes contavam com consultoria presencial. Hoje esta realidade é diferente, menos de 10% ainda contam com trabalhos presenciais. Com isso, a startup também conquistou novos clientes. O faturamento acumulado entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, comparado ao mesmo de 2019, teve o dobro do faturamento.

Para Chelin, este modelo remoto foi muito bem visto e muito mais eficiente para a empresa, que teve mais otimização de tempo, produtividade, custos e deslocamentos. “Antes, um dos diretores da Celere, por exemplo, chegou a ficar apenas cinco dias em sua residência durante um mês. E era algo bem comum dentro da equipe. Não bastava ter processos online, precisávamos criar uma forma de atuar online o mais próximo possível, tanto entre nossa equipe quanto para os clientes. A nossa intenção mais para frente, quando o isolamento acabar, é ter postos rotativos de trabalho, mas manter o home office, pois o modelo deu muito certo”.

Sobre a Celere

A Celere é uma consultoria de eficiência em construção civil que funciona como um escritório de engenharia compartilhado. A startup atua em médias e grandes empresas, desde o estudo de viabilidade até a entrega da obra, auxiliando no gerenciamento e controle dos empreendimentos. Com experiência adquirida em grandes construtoras, os idealizadores da startup atuaram em mais de 90 obras, estudos e propostas e em mais de 10 países. Ao longo de mais de 100 projetos realizados, a Celere desenvolveu o Budget Analytics, uma metodologia que facilita a geração de uma grande quantidade de dados de custos de construção e os transforma em inteligência. Dessa forma, ajudamos construtoras e incorporadoras a encontrar caminhos para otimizar os projetos, aumentando eficiência e reduzindo o custo da obra. Mais informações, acesse www.celere-ce.com.br.
Data de inclusão: 29/07/2020
Contato: Jéssica
Empresa: Jéssica Amaral
Grupo editorial: [Construção-Arquit.-Decoração-Design][Decoração-Design][Tecnologia]