28/07/2020 - 17:10 - Ecco
Hospital Regional de Formosa inaugura leitos de UTI
Hospital Regional de Formosa inaugura leitos de UTI - ECCO

Após a pandemia a unidade será destinada para atendimento emergencial geral ...

O Hospital Regional de Formosa (HRF), localizado na região do entorno de Brasília, inaugurou nesta terça-feira (28) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São quatro leitos equipados com respiradores, monitores e bombas de infusão para atender, durante a pandemia, pacientes com a Covid-19. A equipe da unidade é composta por sete médicos, oito técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas e cinco enfermeiros que se intercalam para oferecer atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. “É fundamental ter um hospital com UTI para dar mais suporte à população. Assim, podemos ajudar a mitigar os atuais índices de Covid-19 na região”, afirma Vania Gomes Fernandes, diretora do hospital.

Outros seis leitos de UTI estão sendo preparados no HRF. Também estão em andamento as obras para a canalização de gases que evitam as trocas dos cilindros em meio as emergências. “Não estamos medindo esforços para concretizar o projeto”, conta Vania. Em breve, o Hospital Regional de Formosa terá dez leitos completamente equipados. A nova unidade vai melhorar as condições de atendimento aos moradores de Formosa e das cidades vizinhas durante a pandemia e permanecerá para atendimento de todas as especialidades no futuro.

Aparelho de Raio-X

Recentemente, a unidade recebeu um novo aparelho de raio-x. O equipamento tornará o atendimento mais ágil, já que as imagens irão imediatamente para o sistema de informação do paciente no hospital. Os laudos e as radiografias, disponíveis no prontuário eletrônico, permitem ao médico acompanhar a evolução do tratamento e ter mais informações disponíveis para avaliação de cada caso.

O exame por imagem é um grande aliado no diagnóstico da Covid-19, já que sua tecnologia auxilia na identificação de doenças pulmonares.

Visita em domicílio

Os esforços para o combate à Covid-19 não param por aí. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que administra o Hospital Regional de Formosa (HRF), em parceria com o Governo de Goiás, desenvolveu um sistema remoto para mapeamento, triagem e acompanhamento de pessoas com síndrome respiratória aguda grave.

Dois carros com equipes de enfermagem munidas de oxímetros, medidores de pressão e temperatura estão à disposição da população das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. “É um serviço que vem complementar o atendimento que já é feito no Pronto Socorro exclusivo para pacientes com Covid-19”, explica Vania Gomes Fernandes. Segundo a diretora do HRF, a visita de um profissional de saúde pode determinar com mais precisão a necessidade de encaminhamento do paciente para o hospital e evitar, assim, que os casos se agravem.

No site http://hospital-formosa.org.br, a pessoa responde a perguntas sobre suas condições de saúde, complementa com os dados pessoais e endereço e recebe o na hora o resultado no último clique. Qualquer pessoa pode descobrir ali seu grau de risco. Se a tabulação dos dados, em tempo real, resultar em estado crítico a pessoa é orientada a procurar um serviço de saúde. Mas em Formosa e Luziânia, onde o A gente se importa - nome do aplicativo que será encontrado na aba do site -, foi implantado, o morador receberá uma ligação de um profissional de saúde e, dependendo da condição, uma visita da equipe de enfermagem para já fazer a triagem e encaminhamento para o hospital.

Data de inclusão: 28/07/2020
Contato: Chris Beller