Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

27/07/2020 - 18:13 - Ricardo
VAGAS.com lança recurso de declaração racial
VAGAS.com lança recurso de declaração racial - RICARDO

Nova solução proporciona processos seletivos on-line mais inclusivos e diversos ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
A VAGAS.com, HR Tech líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, acaba de lançar um recurso de declaração racial. Por meio dessa nova solução, os processos seletivos poderão se tornar mais inclusivos e diversos. As empresas interessadas em utilizar a nova ferramenta terão de assinar um termo de responsabilidade para utilizar essa informação em seus processos seletivos. Já os candidatos precisam apenas preencher o campo de autodeclaração no currículo da plataforma.

A ideia começou a ser desenvolvida no ano passado e, a partir de abril, o projeto foi ao ar. A receptividade tem sido positiva tanto das empresas quanto dos candidatos. "Antes as empresas só descobriam a ausência ou baixa participação de profissionais negros no momento das entrevistas, e raramente reiniciavam as etapas anteriores para corrigir o erro. Além disso, para aquelas companhias interessadas em criar processos afirmativamente inclusivos, surgia a dúvida: mas onde encontro essas pessoas?", completa Renan Batistela, integrante do comitê de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com


Como fazer a declaração

Ao acessar https://forbusiness.vagas.com.br/plataforma-recrutamento-selecao/#, a empresa deve clicar no campo triagem de currículos. Dentro da triagem, ferramenta utilizada pelos recrutadores para criar um ranking de currículos com base nos critérios desejados, passa a ser possível utilizar também a informação de raça (branco, amarelo, preto, pardo ou indígena). Dessa forma, a cada etapa do processo seletivo, o RH consegue ter mais clareza sobre o nível de representatividade racial e, eventualmente, fazer os ajustes necessários para torná-lo mais equilibrado antes das fases presenciais, onde era mais comum ocorrerem eventuais discrepâncias.

O preenchimento dessa informação não é obrigatório, mas esse dado permite que as empresas signatárias do termo de responsabilidade possam utilizar essa informação em seus processos seletivos com o intuito de promover a inclusão racial. A solução é simples. A partir da coleta da autodeclaração não obrigatória no currículo dos candidatos do VAGAS.com.br e a disponibilidade de um critério de triagem de raça em nossa plataforma de recrutamento, as empresas conseguem identificar exatamente quem estão movendo de uma fase para outra.

Para o candidato, o processo é muito fácil: basta apenas fazer o login, acessar o currículo e editar o novo campo de declaração racial.

Desde que o recurso foi ao ar, em abril deste ano, 12 empresas assinaram o termo enquanto outras nove estão em processo de adesão. Os candidatos que preencheram a autodeclaração já ultrapassaram a marca de 200 mil. Desse total, 52,4% são negros (16,3% de pretos e 36,1% de pardos), 43,3% brancos, 1,8% de amarelos, 0,2% de indígenas e apenas 2,2% dentre os que não preferiram responder. Vale lembrar que as classificações seguem o modelo do IBGE.





Sobre a VAGAS.com

Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Somos mais de 140 pessoas e nenhum chefe. Trabalhamos sem metas financeiras e encaramos o lucro como consequência, não como fim. Criamos nossa própria metodologia de gestão e avaliamos nossas vitórias e nossos aprendizados em conjunto. Colocamos nosso propósito, de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas, a frente de muitas outras coisas. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.

Números que nos deixam orgulhosos!

Nossos números mostram mais do que uma posição de Mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.

+3200 empresas que utilizam nosso software de R&S
+800 mil visitas diárias em nosso site de carreiras
+70 das 100 maiores empresas do país dentre os clientes
+15 milhões de currículos cadastrados em nossa base
+150 mil vagas conduzidas com nosso ATS em um ano
+10 milhões de candidaturas por mês por meio do VAGAS.com.br

Mais informações para a imprensa:

Conteúdo Comunicação
Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)
Tel. (11) 5056-9844/ Cel. (11) 98799-5868

Marcella Motta (marcella.motta@conteudonet.com)
Tel. (11) 5056-9823/ Cel. (11) 99393-0539

Data de inclusão: 27/07/2020
Fone: (11) 50569800
Contato: Ricardo
Empresa: Ricardo
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Empresas][Indústria][Recursos Humanos ]
Este Release foi visto 87 vezes

 

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
       
       
       
 
       
 
Institucional Quem Somos
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook
Linkedin
Twitter
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.