27/07/2020 - 16:28 - Ecco
Hospital Regional de Formosa recebe novo aparelho de Raio-X
Hospital Regional de Formosa recebe novo aparelho de Raio-X - ECCO

Equipamento tem melhor resolução e auxilia o diagnóstico da Covid-19 ...

O diagnóstico por imagem no Hospital Regional de Formosa (HRF) foi modernizado com a chegada de um novo aparelho de Raio-X. “Os aparelhos anteriores não possuíam uma resolução tão boa. Com o novo aparelho conseguiremos um diagnóstico mais precoce e preciso para o paciente”, explica Ruanner Ronann, diretor clínico do HRF.

Com a chegada do novo equipamento, o atendimento se torna mais ágil, já que as imagens ficam disponibilizadas imediatamente no sistema de informação do paciente no hospital. Os laudos e as radiografias, disponíveis no prontuário eletrônico, permitem ao médico acompanhar a evolução do tratamento e ter mais informações disponíveis para avaliação de cada caso.

Tecnologia moderna
O aparelho de Raio-X funciona por meio do uso de radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. “O Raio-x identifica fraturas e nos auxilia principalmente nas doenças pulmonares e na identificação de um cardiomegalia (inchaço do coração) ”, explica o médico Ronnan.
Com o auxílio de programas em computadores, o aparelho gera imagens em alta resolução do interior do corpo, a fim de identificar objetos estranhos, ossos quebrados ou doenças nos pulmões.

Combate à Covid-19
No Hospital Regional de Formosa o novo aparelho será utilizado, inclusive, para monitorar os pacientes com Covid-19. O equipamento tem se tornado um grande aliado no combate à doença. Usando apenas imagens de raio-x, pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por exemplo, desenvolveram um estudo para identificar, através delas, a pneumonia causada pela Covid-19.
O sistema foi feito a partir de uma base internacional de dados e acertou o diagnóstico de 90% de diferentes casos de pneumonia. Ele é capaz de analisar a textura de microrganismos presentes nas milhares de imagens de radiografia do tórax de pessoas sadias e enfermas. Com essa pesquisa, a radiografia, passa a ter uma precisão de diagnóstico próxima de um tomógrafo.

Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa
Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br