09/07/2020 - 09:59 - #Mac Comunicação e Marketing
Começam os preparativos para as festividades do centenário do Museu Republicano de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Rosaria Ono, e o professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Amâncio Jorge de Oliveira, acabam de assumir as funções de diretora e vice-diretor do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Eles serão responsáveis por dois grandes desafios pelos próximos quatro anos: concluir a reforma do edifício-monumento do Museu do Ipiranga e preparar as festividades do centenário do Museu Republicano Convenção de Itu, na Estância Turística de Itu, que acontecerá em 2023.

O trabalho da nova gestão será marcante para os dois Museus, do Ipiranga e o Republicano, que compõem o Museu Paulista, ambos administrados pela Universidade de São Paulo.

O edifício-monumento do Museu do Ipiranga, que foi fechado em 2013, está sendo completamente restaurado. Sua área expositiva será triplicada e modernizada para as novas exposições e outros eventos. Além disso, o edifício receberá novas condições de acessibilidade e de segurança contra incêndios e melhoria dos recursos de guarda do acervo.

A re-inauguração do Museu do Ipiranga está prevista para setembro de 2022, ano em que se comemorará o bicentenário da Independência do Brasil. As obras da reforma garantirão a ampliação, modernização e restauro do edifício monumento. Além disso, a montagem das exposições no seu interior será introduzida de forma inovadora.

O Museu Republicano de Itu vai comemorar seu centenário em 2023

Em relação ao Museu Republicano, Rosaria explica que, em 18 de abril de 2023, será comemorado o centenário da instituição, bem como os 150 anos da realização da Convenção de Itu, que aconteceu em 18 de abril de 1873 e que deu origem ao movimento político que resultou na queda da Monarquia e a instituição da República.

O Museu Republicano é um braço das atividades de pesquisa, cultura e extensão do Museu Paulista no interior de São Paulo, além de ser uma atração turístico-cultural importante para a cidade de Itu. O Museu possui importante acervo documental histórico do período republicano, além de objetos da memória da cidade e do Brasil. O acervo oferece subsídios para uma rica pesquisa da história e, também, uma importante programação cultural aos seus visitantes. É uma das principais atrações turísticas de Itu.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor