30/06/2020 - 17:46 - Texto & Cia Comunicação
Associação de Ciências Farmacêuticas e influenciador digital da Rocinha selam parceria - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Fabio Barros tem quase 70 mil seguidores na comunidade. Iniciativa visa à divulgação de conteúdo educativo sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus ...

A Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) acaba de fechar parceria com o influenciador digital Fabio Barros, dono do canal @RocinhaAlerta com objetivo de divulgar informações úteis sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Nosso papel de pesquisadores nos obriga, cada dia mais, a dialogar com a sociedade, traduzindo a Ciência para um discurso acessível a públicos plurais”, diz Flavio da Silva Emery, presidente da ABCF, docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP).

Pela parceria, o influenciador Fabio Barros compartilhará conteúdo didático produzido pela ABCF em suas redes sociais. “O Rocinha Alerta nasceu há quatro anos com objetivo de compartilhar conteúdo de utilidade pública para a comunidade da Rocinha e esta parceria com uma organização de pesquisadores, cientistas e professores das principais universidades do país é de muito valor para nosso público”, comenta.

O Rocinha Alerta tem quase 67.000 seguidores no Facebook e 17.500 no Instagram, além de manter o site http://rocinhaalerta.com.br/. Nos canais, Fabio compartilha notícias do dia a dia da maior comunidade da América Latina, boletins dos números da COVID-19, notícias peculiares da comunidade como alertas sobre documentos perdidos ou crianças desaparecidas, por exemplo, notícias de saúde, vagas de trabalho, cursos, ocorrências policiais na comunidade e, também, divulga fortemente a produção artística e cultural da comunidade da Rocinha, além de fotos e vídeos da vida no local. Os canais abrem espaço para ações inovadoras da Rocinha, como o projeto De Olho no Lixo ou o grupo Carteiro Amigo que atuam na comunidade e já foram noticiados pela imprensa mundial.

Fabio Barros é natural de Nova Russas, município cearense de 32 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, localizado na microrregião do Sertão de Crateús. Há 17 anos Fabio mudou-se para o Rio de Janeiro e foi morar na Rocinha. Há 4 criou o Rocinha Alerta. “Gosto de fazer ações sociais, divulgar programas sociais, gosto muito do tema meio ambiente e divulgo tudo isso nos meus canais. Meus seguidores são, na maioria, da Rocinha, mas tem também muita gente dos bairros adjacentes e o Rocinha Alerta é uma forma de informar, integrar e valorizar a comunidade e as pessoas da Rocinha”, conta.

Para Flavio Emery, a intenção é ampliar a experiência com outras comunidades. “A informação e a troca de experiências diretamente com o público final são alternativas imprescindíveis para avançarmos no controle desta pandemia e no controle de outras doenças das quais o Brasil padece historicamente e das que ainda virão”, comenta.

Emery é farmacêutico formado pela UFRJ, com doutorado em Química de Produtos Naturais,  professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atua na área de Química Medicinal de Doenças Infecciosas. Membro do Sub-comitê Drug Discovery and Development da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada e presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas.

Data de inclusão: 30/06/2020
Contato: Bruna