29/06/2020 - 09:58 - Ecco
UTI do Hutrin completa um mês de atendimento à população
UTI do Hutrin completa um mês de atendimento à população - ECCO

Foram tratados na unidade moradores de Trindade, Campestre de Goiás, Goiânia, Bonfinópolis e Campo Limpo de Goiás ...

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) completa um mês. A procura evidencia a importância estratégica da unidade que foi inaugurada no dia 26 de maio. Desde então, 20 pessoas ocuparam os leitos dedicados a tratar de pacientes em estado grave provocado pela Covid-19. Cada uma das 10 altas foi comemorada pela equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. Um time de 25 pessoas que se reveza nos cuidados e tratamentos intensivos.

Um deles é o médico Eduardo Viana. “Eu conheço a maioria das pessoas que eu atendo aqui no Hutrin. São amigos e familiares de amigos. Eu nasci aqui e isso faz com que eu me dedique ainda mais”, conta. Viana trabalhou dois anos no Pronto Socorro do Hutrin e agora atende na UTI.

Hoje há seis pessoas na UTI do Hutrin. Cada paciente fica, em média, quatro dias internado. Nesse primeiro mês foram atendidos moradores de Trindade, Campestre de Goiás, Goiânia, Bonfinópolis e Campo Limpo de Goiás.

Balanço

Junto com a UTI, o Hutrin inaugurou também o ambulatório de Covid-19 para atendimento exclusivo a quem estiver com sintomas de febre, tosse e falta de ar. A frequência foi aumentando à medida que a população tomou conhecimento do Pronto Socorro 24 horas e atualmente mais de 30 pessoas passam por atendimento diário.

Nesse primeiro mês o ambulatório especial registrou mais de 670 tendimentos. A grande maioria com sintomas leves, que não exigem internação.

Trajetória

A primeira paciente com Covid-19 do Hutrin veio da cidade de Inhumas, a 40 km de Trindade. A mulher, de 28 anos, deu entrada na UTI na madrugada do dia 28 de maio e recebeu alta no dia 30. O primeiro paciente de Trindade curado teve alta no dia 12 de junho. Leonardo Henrique de Souza, de 37 anos, passou sete dias de tratamento intensivo, cinco dos quais respirando com a ajuda de aparelhos.

O Hutrin era, até a inauguração da UTI, um hospital que atendia situações de média e baixa complexidade, encaminhando todos os pacientes mais graves para hospitais em Goiânia. O governador Ronaldo Caiado chamou isso de “ambulancioterapia” no dia da inauguração e é um dos maiores apoiadores da ampliação do atendimento da unidade de saúde. “O dinheiro da saúde é para ser revertido em qualidade de saúde para a população. O goiano tem que ter direito a um atendimento médico de qualidade e não a uma ambulância para ser deslocado”, disse o governador.

A UTI recém-instalada melhora as condições de atendimento para os moradores de Trindade e das cidades vizinhas. Um público estimado em 160 mil pessoas.
Data de inclusão: 29/06/2020
Contato: Chris Beller