29/06/2020 - 09:42 - #Mac Comunicação e Marketing
8 – Civilização Ituana – Igreja de São Luis Gonzaga
8 – Civilização Ituana – Igreja de São Luis Gonzaga - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

No dia 6 de junho de 1886 foi lançada a pedra fundamental da Igreja de São Luís. Entre a Igreja e a entrada do Colégio São Luis, em Itu, edificou-se a torre na qual foram colocados os sinos oferecidos pelo Papa Leão XIII. Em 1897, o artista italiano, irmão João Maria Alberani fabricou o relógio da torre. Na mesma torre, há um grupo de esculturas de autoria do mestre Alberani que representa São Luís, ladeado de pequenos anjos.

Ele também é o autor da notável pintura do anjo da guarda no corredor que adentrava ao refeitório dos alunos. A sensação de profundidade confunde o olhar que, à distância, as pessoas podem imaginar estar diante de uma bela estátua de mármore. Outra obra do mesmo artista é uma bela rosácea pintada no teto da Igreja de São Luís.

Segundo o historiador ituano Jonas Soares de Souza, em 1918, o Colégio São Luís foi transferido para São Paulo e o majestoso conjunto arquitetônico de Itu foi vendido ao Governo Federal. Hoje é ocupado por uma unidade militar do Exército Brasileiro – 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro. Anteriormente, a primeira companhia militar a ocupar as instalações no início do século passado foi 7° Regimento de Artilharia Montada – 7° RAM.

As visitas ao Museu do Quartel e à Igreja de São Luís, durante a semana, precisam ser agendadas. A entrada é gratuita. Aos sábados e domingos o conjunto arquitetônico fica aberto ao público. A Igreja, atualmente, é uma das preferidas pela sociedade ituana para a realização de casamentos, por ser bonita e elegante.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 284
Fone: 4022-1184 e 4022-1284

O Colégio cresceu e os jesuítas decidiram levá-lo para São Paulo
A história da Paróquia São Luís Gonzaga está vinculada à história do Colégio São Luís, que foi fundado na cidade de Itu em 1867. No ano de 1917 foi transferido para a Capital.

Em São Paulo, durante os anos de 1932 e 1933, o edifício foi erguido ocupando um grande espaço na Avenida Paulista. Na ocasião, na esquina da Av. Paulista com a Rua Bela Cintra, foi construída a Capela do Colégio.
Em março de 1935, terminada a construção da nova Capela, houve a benção, oficiada pelo Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. A consagração só aconteceu em 1º de novembro do mesmo ano, por Dom José Gaspar de Fonseca e Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Vídeo – Igreja São Luis Gonzaga - Igreja do Quartel de Itu

História de São Luis Gonzaga

Sua história conta que, nascido de família nobre, foi educado pela sua mãe na vida cristã. Manifestou logo várias aptidões espirituais. Renunciando ao título de príncipe, ingressou na Companhia de Jesus. Cuidando de enfermos durante uma grande epidemia, contraiu ele mesmo a doença que o levaria a morrer, no ano de 1591.

Já sabendo do perigo de morte, manifestou: "Mas agora, espero ir em breve louvar a Deus para sempre na terra dos vivos". E suas palavras continuam: pedindo à sua mãe que a bênção dela o "acompanhe na travessia deste mar, até alcançar a margem onde estão todas as minhas esperanças".

Ele encontrou em Cristo um grande tesouro. Mas não só isso. A vida em Deus era uma esperança, uma promessa na qual confiar. Uma promessa pela qual gastou tudo o que tinha para dar. Essa esperança era algo que o fazia possuidor de uma garantia e ao mesmo tempo despertava o desejo de realizar sua "travessia deste mar".

O Papa Pio XI lembrou desta eminente figura e convidou os jovens para, "seguindo o exemplo de Gonzaga, imprimam bem esta verdade nos seus corações: que a vida humana não deve ser tão pequena como para fazer que tudo fique limitado à busca e o desfrute de bens mortais".

Assim se explica a misteriosa decisão da Providência de deixar uma pessoa tão dotada partir tão cedo. "Deus queria que os adolescentes aprendessem com o jovem santo", e que inspirados nele, se preparassem "para os problemas da vida, praticando e cultivando firmemente as virtudes cristãs".

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor