22/06/2020 - 15:41 - EPR Comunicação Corporativa
Digisystem e Elsevier anunciam parceria para aprimorar segurança ao paciente e melhorar a efetividade clínica - EPR COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Objetivo é contribuir para que as instituições de saúde otimizem eficiência, segurança operacional, reduzam tempo e transformem a maneira do cuidado ao paciente ...

A Digisystem, companhia brasileira fornecedora de soluções para os negócios baseadas em tecnologias avançadas que ajudam as empresas a passarem pela jornada da transformação digital, acaba de anunciar uma importante parceria com a Elsevier, empresa global de informações analíticas, para distribuir parte de seu portfólio no mercado brasileiro de saúde. As soluções da Elsevier apoiam instituições e profissionais da ciência e da área de saúde e hoje é responsável por 30% de todo conteúdo médico gerado no mundo.

Com a nova aliança, a Digisystem passa a comercializar as soluções Order Sets, Care Planing e ClinicalKey da Elsevier, contribuindo para que as instituições de saúde otimizem a eficiência, especialmente quando integradas ao sistema de gestão hospitalar Tasy, da Philips. Com uma tecnologia que melhora o fluxo de trabalho clínico e ajuda a promover a prática, os hospitais reduzem o tempo de atendimento, promovem segurança assistencial e aproximam a relação com o paciente.

De acordo com Mendel Sanger, Diretor Executivo da Digisystem, neste momento de enfrentamento da pandemia do COVID-19, a agilidade e a conduta clínica correta tornam-se imprescindíveis para a melhora do quadro dos pacientes e para a otimização de tempo de atendimento, já que os recursos precisam ser maximizados. “Diminuir a variabilidade do tratamento, tanto em relação aos protocolos médicos - medicamentos e procedimentos -, quanto em relação aos cuidados com os pacientes é imperativo para zelar pela segurança e garantir a rapidez na definição das condutas”, explica.

Aliança estratégica

A parceria estabelece benefícios para ambas as empresas. Enquanto a Digisystem complementa suas soluções para o mercado de saúde ao incorporar um portfólio inovador, a Elsevier acrescenta um canal estratégico de aproximação com os clientes, considerando a capilaridade e a abrangência de cobertura de atendimento da base da Digisystem.

A Elsevier possui recursos de apoio à decisão clínica e medicamentosa, protocolos e planos terapêuticos com respaldo internacional e integradas aos sistemas de gestão hospitalar, muito alinhadas ao portfólio da Digisystem para o segmento da saúde, principalmente em relação às soluções criadas neste momento de enfrentamento ao COVID-19. “Tratam-se de conteúdos referenciados em todo o mundo, que trazem o que há de mais atualizado na literatura médica. Por terem a possibilidade de trabalharem integradas, as ferramentas que passaremos a distribuir complementarão as soluções HIS, agregando valor em pilares importantes do processo assistencial como a prescrição médica e o plano de cuidados”, explica Sanger. “Essa tecnologia permite que o médico e a equipe multidisciplinar atuem com mais celeridade e segurança, sem que a instituição perca a personalização destes processos”, complementa o executivo.

Portfólio inovador

Com a parceria, as empresas passam a ofertar conjuntamente as soluções Order Sets, Care Planning e ClinicalKey, por meio de mão de obra local para suporte implementação das soluções e acesso a conteúdo clínico consagrado ao redor do mundo. A integração estruturada com os HIS e a possibilidade de customização das bibliotecas são grandes diferenciais e contribuirão para o aprimoramento da gestão das instituições brasileiras de saúde.

O Order Sets é uma solução intuitiva baseada em nuvem que permite que os médicos prescrevam de forma rápida, com poucos cliques, e com base em protocolos clínicos sempre atualizados e já oferecidos pela Elsevier, sempre acompanhados das evidências científicas. O hospital pode customizar e gerenciar os protocolos para suas necessidades especificas e em ambiente colaborativo. Por sua vez, o Care Planning traz planos terapêuticos completos e sempre atualizados para uso por toda a equipe interdisciplinar, incluindo enfermagem, fisioterapia, nutrição, farmacêuticos e demais profissionais. Com o conceito de que o plano deve ser centrado no paciente e não no profissional, a solução reúne de forma estruturada diretrizes da prática clínica e avaliações padronizadas. Ambas trazem conteúdo estruturado, em português, adequadas à legislação brasileira, baseadas em evidências e acessadas interativamente na prescrição e no prontuário eletrônico.

Já a solução de apoio à decisão clínica ClinicalKey é o recurso de apoio à decisão clínica mais atual e abrangente do mundo com informações científicas e clínicas completas, incluindo journals, livros, guidelines na integra, além de todo o apoio a decisão medicamentosa necessários. É a única plataforma capaz de entregar a informação indispensável para toda equipe multidisciplinar para o maior número de especialidades no hospital garantindo a constante atualização profissional e promovendo a qualidade e segurança da atenção ao paciente.

Sanger reforça que o principal diferencial das ferramentas da Elsevier é a credibilidade da companhia, hoje responsável por 30% do conteúdo médico em todo mundo. “Estamos felizes em poder ofertar tecnologias pioneiras, disseminando o que há de mais atual no setor de saúde. Somamos aqui a constante vontade de inovar e crescer de ambas organizações, unindo a qualidade do conteúdo clínico da Elsevier com a referência da Digisystem em todo o país e sua capilaridade”, finaliza o executivo.

Combate ao COVID-19

Para contribuir no combate à pandemia, a Elsevier disponibilizou gratuitamente as plataformas Order Sets e Care Planing para as instituições de saúde gratuitamente – com conteúdos sobre a COVID-19 – para apoiar à pratica clínica e facilitar o registro de dados nos sistemas. Com isso, a Digisystem intensificou a disseminação das soluções Elsevier, principalmente no que tange aos conteúdos voltados ao COVID-19 em sua extensa carteira de relacionamentos. Desta forma, as empresas fortalecem a aplicação de boas práticas para garantir a segurança dos hospitais e dos pacientes.

Sobre a Digisystem

Empresa 100% brasileira, com 29 anos de experiência e unidades de negócios focadas nas tecnologias mais avançadas, capaz de entender as necessidades dos clientes e propor soluções de negócios end-to-end desde a consultoria, planejamento, processos, implementação e sustentação, para ser o melhor parceiro na jornada da transformação digital. A companhia possui relação próxima e de confiança com os principais provedores/fabricantes de tecnologia, com parcerias estratégicas com Microsoft | Oracle | WMWare | Symantec | Veritas | CommVault | IBM | Philips | UiPath. A Digisystem conta com mais de 600 profissionais atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atende mais de 300 clientes dos segmentos de educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo. Para mais informações, acesse: https://www.digisystem.com.br/

Sobre a Elsevier

A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa pública mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. www.elsevier.com