08/06/2020 - 23:50 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Democracia é tema de live nesta terça-feira (9/6)
Democracia é tema de live nesta terça-feira (9/6) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Discussão, que faz parte da agenda da 40tena Cultural, conta com a participação do ex-Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e será mediada pela presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves ...

Ribeirão Preto (SP), 8 de junho 2020 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta, dentro da programação do projeto 40tena Cultural, mais um encontro online ao vivo, nesta terça-feira (9/6), às 18h. A conversa será sobre democracia e recebe como convidado, o professor e cientista político, Renato Janine Ribeiro, com mediação da jornalista e presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves. A live será transmitida pelo Instagram da entidade: @fundacaolivrorp.

Renato Janine Ribeiro foi Ministro da Educação do Brasil durante os meses de abril a outubro de 2015. É professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e professor visitante da Universidade Federal de São Paulo. Janine recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 com a obra "A Sociedade Contra o Social" (Editora Companhia das Letras) - na categoria Ensaios e Ciências Humanas e condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.

O convidado da live, é também autor de diversos livros e ensaios, entre eles: “A marca do Leviatã” (1978), “A última razão dos reis - ensaios de filosofia e política” (1993), “Ao leitor sem medo - Hobbes escrevendo contra o seu tempo” (1999), “A etiqueta no antigo regime” (1999), “A Boa Política”; “A Universidade e a vida atual” (2003) e “A Pátria Educadora em Colapso – Reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil” (2018). Atualmente, Renato Janine Ribeiro também participa ativamente do cenário da política científica brasileira.

Presença na Feira do Livro

Em 2018, durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Janine Ribeiro participou de uma Conferência, no Theatro Pedro II. A atividade teve como principal destaque reflexões sobre o país, através de temas como política, educação e desigualdade.

SERVIÇO:

40tena Cultural
Live sobre "Democracia", com Renato Janine Ribeiro e Dulce Neves
Dia: 9/6 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Onde: Transmissão pelo Instagram da Fundação @fundacaolivrorp
Obs. A participação é ao vivo e gratuita

O projeto

A 40tena Cultural tem a proposta de oferecer uma agenda diversificada em função do distanciamento e isolamento sociais decretados por órgãos competentes durante a pandemia de coronavírus (covid-19), que foi instalada há quase três meses no Brasil. A programação reúne atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas, educadores, pensadores, convidados a contações de histórias para crianças, performances, shows, dicas e discussões de livros, entre outras. A agenda desta programação é divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Data de inclusão: 08/06/2020