01/04/2020 - 18:22 - Adesso
Saiba como funciona o e-Cac, centro de atendimento virtual da Receita Federal
Saiba como funciona o e-Cac, centro de atendimento virtual da Receita Federal - ADESSO

Ambiente oferece uma série de benefícios ao contribuinte; uso da Certificação Digital facilita acesso ao sistema  ...

O chamado e-CAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal, é uma plataforma online, com ambiente seguro, que simplifica muitos processos fiscais e permite uma otimização maior da contabilidade. Lá é possível realizar diversas solicitações e solucionar problemas que demandariam um grande tempo em filas ou espera telefônica da Receita Federal. A plataforma, que foi lançada em 2005, está em constante evolução e a cada dia novos serviços e funcionalidades são lançados, com o objetivo de chegar à digitalização completa.

Pessoas físicas e jurídicas que declararam o Imposto de Renda nos dois últimos anos já possuem acesso à plataforma, que funciona como uma central de acesso para diversos serviços financeiros. Alguns dos serviços disponíveis, são:

• Cadastro (como Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física)
• Certidões e situação fiscal
• Cobrança e fiscalização (como Controle de Entrega de Declarações)
• Declarações e demonstrativos (como Declaração de Imposto de Renda)
• Dívida Ativa da União
• Legislação e Processo (como Validação e Assinatura de Documentos Digitais)
• Pagamentos e Parcelamentos
• Regimes e Registros Especiais (como Programa Empresa Cidadã)
• Restituição e Compensação (como compensação de ofício)
• Senhas e procurações
• Simples Nacional (como Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF)

Para quem é empregador doméstico, o eCAC permite conferir as guias emitidas e pagas no eSocial Doméstico, o que garante mais segurança e tranquilidade nesse processo. Veja mais detalhes das funcionalidades acessando https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ATBHE/servicos-ecac/default.aspx

Como acessar?

Você pode realizar o processo de inscrição pelo site, o que pode ser um pouco demorado, ou acessar com um certificado digital (eCPF). O eCPF confere facilidades e uma série de benefícios no e-CAC, incluindo funcionalidades exclusivas para quem possui o certificado.
Com o e-CPF você pode, por exemplo, complementar dados do seu CPF, baixar declarações de Imposto de Renda de anos anteriores e acompanhar o andamento da declaração do IR depois de enviada.

Serasa Certificado Digital
A Serasa Experian é a única autoridade certificadora do País que possui o selo RA 1000 do site Reclame Aqui, concedido a empresas que têm excelente relacionamento com seus clientes. A certificação digital ICP-Brasil é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico. Tem validade jurídica e confere a documentos e transações digitais a autenticidade, integridade, sigilo e atributos de não repúdio. A Serasa Experian promove a identidade digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios. As identidades digitais podem ser regulamentadas como o e-CPF, e-CNPJ e NF-e, ou não regulamentadas, definidas de acordo com cada processo a ser utilizada.
Mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Assessoria de Imprensa - Serasa Certificado Digital
Eastside