19/11/2019 - 15:52 - Ana Maria Ferrarini
Evento sobre Governança Cooperativa acontece dia 21 em Curitiba
Evento sobre Governança Cooperativa acontece dia 21 em Curitiba - ANA MARIA FERRARINI

Com a proposta de esclarecer e compartilhar informações necessárias ao fortalecimento de um ambiente de segurança jurídica no setor cooperativo, o escritório AGKN - Assis Gonçalves, Kloss Neto e Advogados Associados, referência em Direito Empresarial, promove nesta quinta-feira, 21 de novembro, a partir das 17h, o evento “Governança Cooperativa”. O encontro tem por objetivo discutir limites, tipos de obrigações, atos civis ou mercantis que os gestores das cooperativas estão sujeitos.

O evento “Governança Cooperativa” contará com as apresentações dos advogados sócios do AGKN, Paulo Sergio Nied e Micheli Mayumi Iwasaki, respectivamente, presidente e membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB Paraná no triênio 2019/2021. Ainda como parte da programação, o presidente executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial, Adilson Roberto Fuga, compartilhará suas experiências em governança cooperativa.

Setor cooperativista

No Brasil estão em atuação mais de 6,8 mil cooperativas, distribuídas em 13 ramos de atividades: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer, que geram em torno de 398 mil empregos formais.

Nos últimos anos, o setor cooperativo ultrapassou o patamar de 14,2 milhões de associados, de acordo com a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. No Paraná, segundo o Sistema Ocepar, as cooperativas registraram, no primeiro semestre deste ano, um faturamento de R$ 41,1 bilhões, crescimento de 8,3% em 12 meses.

Esses expressivos números reforçam a relevância do segmento que avança em relação à governança, profissionalização e capacitação dos quadros diretivos. No entanto, devido à especificidade do modelo de negócio, administradores, executivos e integrantes do departamento jurídico das cooperativas devem ficar atentos a riscos decorrentes das atribuições de cada cargo.

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link: https://agkn.engaged.com.br/turma/governanca-cooperativa/inscricoes

Serviço
“Governança Cooperativa – administradores: atribuições e riscos de correntes do cargo”
Dia: 21 de novembro (quinta-feira), às 17h