18/11/2019 - 14:59 - Ana Maria Ferrarini
Artista plástico Luiz Verdasca abre exposição “Black and White” em Curitiba
Artista plástico Luiz Verdasca abre exposição “Black and White” em Curitiba - ANA MARIA FERRARINI

Com curadoria de Jhon Voese, da coordenação e produção cultural do Museu Oscar Niemeyer, a mostra traz desenhos contemporâneos monocromáticos de retratos e natureza-morta ...

Nesta terça-feira, 19 de novembro, às 18 horas, o artista plástico curitibano Luiz Verdasca abre a exposição “Black and White”, composta de desenhos contemporâneos monocromáticos de retratos e natureza-morta. Com curadoria de Jhon Voese, da coordenação e produção cultural do Museu Oscar Niemeyer, a mostra estará aberta à visitação até 19 de janeiro do ano que vem no Rock the Casbah, em Curitiba.
Luiz Verdasca produz obras realistas com um toque expressionista por meio da “alla prima”, expressão italiana que significa “à primeira”. Ele explica que essa técnica de pintura é originalmente a óleo e foi praticada a partir do século XVII. “A tinta é aplicada diretamente na base escolhida com uma única aplicação de pigmento, sem correções ou retoque por parte do artista”. Os pintores que se destacaram na utilização dessa técnica foram Caravaggio, Rubens, Hals, Pieter Bruegel e Velázquez.
Formado em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e com exposições no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Luiz Verdasca observa que, como outros artistas clássicos, ele utiliza a tecnologia em seus trabalhos. Cita como exemplo, David Hockney, pintor, cenógrafo, fotógrafo e gravador britânico, que usa o ipad como paleta para esboços, desenhos e colagens. “Assim também obtenho resultados distintos em algumas das minhas criações”, admite.
Luiz Verdasca tem em sua lista de influências artísticas os contemporâneos internacionais Lucian Freud e Gerhard Richter; os modernistas Pablo Picasso e Édouard Manet, e Felipe Scandelari e Tony Camargo, “que tive o prazer de conhecer pessoalmente”, conta. “Sou uma pessoa de 1,15 m de altura e com ossos frágeis, daí o motivo que me identifico com Henri de Toulouse-Lautrec”, completa.
Além do desenho e da pintura, o artista plástico já gravou um álbum musical sozinho e mantém um canal “Zinho the retro gamer” no Youtube sobre coleções, cards e videogames. “Nesses vídeos para a internet uso uma lógica visual que chamo de arte, mas é mais para quem é fã mesmo dessas coisas”, pondera.
Exposição “Black and White” de Luiz Verdasca e curadoria de Jhon Voese
Abertura: terça-feira (19 de novembro), às 18h