22/10/2019 - 08:45 - #Mac Comunicação e Marketing
Concerto Histórico homenageia a presença italiana na música de Itu
Concerto Histórico homenageia a presença italiana na música de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Mais um Concerto Histórico de Itu será realizado no próximo sábado, 26 de outubro. Desta vez, o Museu da Música e o Coral Vozes de Itu homenageiam a comunidade italiana local com repertório histórico resultado de pesquisa sobre a “Presença Italiana na Música em Itu”. O concerto faz parte da celebração do centenário de fundação do Círculo Ítalo-brasileiro Dante Alighieri e integra a Jornada do Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo.

A influência da cultura italiana entre os músicos ituanos do século XIX foi marcante. Essa é a primeira abordagem do concerto que será realizado na capela Santuário do Apostolado da Oração, dentro da Igreja do Bom Jesus, construída e decorada por italianos. A segunda parte do concerto aborda compositores italianos que viveram em Itu e aqueles cuja obra foi significativa na música sacra local.

O concerto foi preparado a partir de pesquisa no acervo do Museu da Música – Itu e na participação de famílias italianas como cantores e músicos nas Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Candelária, do Bom Jesus e no antigo Colégio São Luís (atualmente Regimento Deodoro - Quartel do Exército).

Itu é uma das mais antigas cidades paulistas, fundada em 1610, contando com tradição musical de mais de três séculos. Desde 2007 a cidade conta com um museu específico para preservação deste importante acervo. No dia 26 o Museu da Música estará aberto das 13h às 17h, com visita monitorada e gratuita.

O concerto terá início às 19h30 do sábado, dia 26 de outubro, com previsão de 50 minutos de duração. O evento, gratuito, contará, também, com a participação de um grupo de cantores do Coral Vozes de Itu, sob a direção dos regentes Paulo Zeppini e Luís Roberto de Francisco.

Desde janeiro deste ano a Associação Cultural Vozes de Itu e o Museu da Música se uniram à Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio da Estância Turística de Itu, Instituto Cultural de Itu e Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus, para realizar concertos históricos que contam, além do repertório tradicional da cidade, com narrativas que contextualizam as composições.

Foto - Museu da Música - Órgão usado na Idade Média na Europa entre os séculos XII e XVI

26 de outubro, sábado
13h às 17h. Museu da Música–Itu - aberto à visitação
Rua Floriano Peixoto, 480, centro
19h30 – Concerto “Presença Italiana na Música em Itu
Igreja do Bom Jesus - Praça Padre Anchieta s/nº - centro histórico.

www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br