16/08/2019 - 15:49 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Caravana da Criança inicia 4ª temporada de espetáculos e vivências, em Brasília
Caravana da Criança inicia 4ª temporada de espetáculos e vivências, em Brasília - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Projeto mutiartístico oferece diversas atrações para estudantes de seis a 12 anos. Agenda deste ano acontece de 15 de agosto a 2 de setembro. Ao todo serão 10 encontros em escolas e instituições educacionais com participação de cerca de 2.500 alunos ...

Brasília (DF), 16 de Agosto de 2019 - A Caravana da Criança entra, neste ano, em sua quarta temporada com apresentações em escolas da rede pública e instituições culturais e educacionais de Brasília (DF). O projeto traz um espetáculo plural baseado num repertório que valoriza canções e histórias tradicionais brasileiras. A proposta reúne modalidades artísticas como circo, artes cênicas e contação de histórias num mesmo espetáculo, tendo a música como fio condutor. A turnê teve início no dia 15 de agosto e vai até 2 de setembro, propiciando interação de músicos renomados com estudantes de vários bairros da cidade.

Nestes encontros, que seguem um calendário pré-agendado, os alunos participam de oficinas de cordel, percussão e circo. Segundo os organizadores da iniciativa, a ideia é possibilitar uma vivência rica em expressão e interatividade para crianças na faixa de seis a 12 anos. “Nosso projeto é multiartístico e proporciona aos estudantes um mergulho intenso na arte. A cada temporada, percebemos o envolvimento dos alunos diante das descobertas, o que na maioria dos casos, desencadeia um processo de transformação nos participantes”, explica Nelson Latif, um dos idealizadores da caravana. Além das crianças, professores, coordenadores e até pais são envolvidos no trabalho, o que garante um entrosamento ainda maior com o grupo.
O espetáculo integra artistas do Trio Baru, Camerata Caipira e Circo Rebote, grupos de referência na música e no circo da cidade, com projeções nacionais e internacionais. O Trio Baru, por exemplo, tem uma longa atuação no País e é um dos responsáveis pela difusão atual do Chorinho na Europa, com participação no Clube do Choro de Londres e em apresentações deste gênero musical em mais de 30 países.

Arte coletiva
A Caravana da Criança é uma realização do Coletivo Educação pela Arte, sob o fomento do Fundo de Apoio a Cultura/FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O projeto foi idealizado pelo sociólogo, Nelson Latif, e pelo educador, Ismael Rattis, (ambos músicos).

Nelson Latif explica que a Caravana da Criança surgiu com a proposta de disseminar o conceito da educação pela arte. “A formação da cultura brasileira é a principal tônica do projeto. Nos encontros, os estudantes demonstram envolvimento, curiosidade e absorvem de forma lúdica os conceitos trabalhados”. O músico esclarece que os objetivos com a manutenção anual da agenda da caravana vão além dos propósitos da educação artística, levando aos estudantes a oportunidade do acesso à arte e cultura. “Procuramos despertar a criatividade das crianças, que é tão pouco explorada dentro do sistema público de ensino”, acrescenta.

Para o músico Bosco Oliveira, a experiência é muito gratificante, justamente por integrar as diferentes manifestações artísticas num só espetáculo. “A maioria das crianças nunca tiveram antes a oportunidade de ouvir um gênero musical como o Chorinho, que executamos na apresentação”.

A contadora de histórias, Isabella Rovo, diz que a Caravana mexe com o imaginário da criança, principalmente por conta da linguagem de circo, com atuação de palhaços e sua magia – “esses elementos são alinhavados à música ao vivo com um repertório muito rico e importante para a formação dos estudantes”.

Os percussionistas Ismael Rattis e Sandro Alves afirmam que o diálogo entre as artes de forma disciplinar amplia a interatividade das crianças. “O projeto faz com que elas percebam a proposta além do entretenimento e as fazem vivenciar a função sócio-educacional da Caravana”, descreve Ismael.

Conheça os artistas convidados:

Circo Rebote
Formada pelos acrobatas e palhaços Atawallpa Coello e Erika Mesquita a Cia. Circo Rebote nasceu em 2004 com a intenção de realizar Circo Teatro e espetáculos de rua. Sempre pesquisando variadas linguagens artísticas, a dupla criou espetáculos repletos de acrobacia cômica, personagens excêntricos e música ao vivo. Estes criativos e inovadores trabalhos da Cia. já participaram de diversos festivais em várias cidades do Brasil e em outros países como Peru, México, Chile, Alemanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda e Porto Rico, Índia, Áustria e Peru, tendo grande êxito junto ao público por onde passaram. Nos anos de 2008, 2011 e 2013, os artistas foram contemplados com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, criando espetáculos novos e realizando turnês por cidades do Brasil.

Isabella Rovo
De Brasília, Isabella assimila a pluralidade do sotaque cultural da nova capital. Formada em Educação Artística dedica-se à música, artes plásticas, educação e pesquisa da cultura popular brasileira. Isabella integrou os grupos: Liga Tripa, Brazealand e Quinteto Popular Brasil. Junto ao Ponto de Cultura COEPI, em Pirenópolis, enveredou pelo universo das tradições caipiras.

Victor Batista
De Belo Horizonte, o compositor, violeiro, cantor, pesquisador, produtor musical e contador de histórias Victor Batista, é formado em Letras pela UNI-BH e em Canto Lírico pela UEMG. Trabalha com arte-educação, em especial na iniciação musical de crianças e jovens. Destaca-se por seus álbuns autorais: “Além da Serra do Curral” e “Manchete do Tico-Tico”.

Nelson Latif & Bosco Oliveira
Dois músicos que dedicaram toda a carreira à música instrumental brasileira. Violonistas, atuaram em palcos bem distantes nas duas últimas décadas, Bosco no Brasil, Latif na Europa, cada um seguindo uma trajetória: Latif encontrou no Choro sua principal referência; Bosco, na música flamenca. Ambos têm formação acadêmica em violão erudito.

Ismael Rattis & Sandro Alves
Unindo a teoria e a prática, Ismael e Sandro rodam o Brasil ministrando oficinas de percussão ou como sideman de grupos de variados estilos musicais.

Para saber mais sobre o Caravana da Criança. Acesse a vídeos do projeto:
Agenda 2019/Turnê por escolas
Confira programação completa da 4ª Temporada da Caravana da Criança. O horário de apresentação em cada escola é sempre das 14h às 17h.

Escolas (Brasília)
15/8 (vespertino)
EC Rua do Mato Fercal
Endereço: DF 150, km 11, Ch 04, Rua do Mato, Fercal, Brasília/DF.

16/8 (vespertino)
Escola Classe Altamir
Endereço: DF 128 Km 8 Bica do Der / Planaltina, Brasília/DF.

19/8 (vespertino)
EC 09 Planaltina
Endereço: AR 13 Conjunto 01 Área especial 03.( Ao lado do restaurante comunitário), Brasília/DF.

20/8 (vespertino)
EC 15 Sobradinho I
Endereço: Q 03 área especial 01/02 - Sobradinho, Brasília/DF.

22/8 (vespertino)
EC 12 Sobradinho I
Endereço: St. de Indústrias Q 01 Area especial / atrás do posto de gasolina, Brasília/DF.

23/8 (vespertino)
CEF 09 SOBRADINHO II
Endereço: AR 13 Conjunto 01 Área especial 03, Brasília/DF.

26/8 (vespertino)
CEF 02 Planaltina
Endereço: Av São Paulo Q 52 - Lt 02/06 Setortradicional, St. Tradicional - Planaltina Brasília/DF.

27/8 (vespertino)
ER Santa Helena SOBRADINHO I
Endereço: Núcleo Rural Sobradinho I - Granja Sta Helena,
Brasília/ DF.

30/8 (vespertino)
CED Escola Boa Vista Fercal
Endereço: Rodovia DF 205 - Km 6 - Fercal, Brasília/DF.

02/9 (vespertino)
CAIC Julia Kubitschek De Oliveira SOBRADINHO II
AR 13 - CONJ 03 - AE 01 - Setor Oeste - Brasília/DF.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br e redacao@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 16/08/2019
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada