Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

12/08/2019 - 14:45 - DOC Press
Cardiologia comemora duas vitórias junto ao MEC
Cardiologia comemora duas vitórias junto ao MEC - DOC PRESS

Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) publica matrizes de competências das áreas de atuação da Cardiologia em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia

 ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
O Ministério da Educação publicou, na primeira semana de agosto, as Matrizes de Competências Aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), entre elas, em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia como ano adicional da Residência Médica em Cardiologia, pleitos antigos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
“A matriz de competências reúne o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o médico especialista nestas áreas deve desenvolver. As matrizes foram apresentadas pela sociedade de especialidade à CNRM e foram aprovadas por especialistas”, conta a cardiologista e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) na Comissão Nacional de Residência Médica, Vanessa Campos.
Até então, o treinamento em Cardiointensivismo era prática nos principais programas de residência em Cardiologia, como complementação especializada, mas sem validação pelo Ministério da Educação. O presidente eleito da SBC (biênio 2020/21), Marcelo Queiroga, defendeu, em novembro de 2018, em Brasília, a matriz de competência do Cardiointensivismo. “Agora, com a publicação da matriz de competência, os residentes podem cumprir o ano adicional com bolsa. Um benefício para os residentes e a reafirmação da expertise de atuação dos cardiologistas em Medicina Intensiva Cardiológica”, comemora.
Segundo a coordenadora da Comissão de Habilitação do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC, Adenalva Lima de Souza Beck, “ficou estabelecido que o tempo de residência em Ecocardiografia será de 2 anos para formação completa e poderá incluir Ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais para avaliação da espessura mediointimal, placas e quantificação de estenoses, como parte de avaliação cardiovascular”.

Confira abaixo as matrizes de competências completas:

Cardiologia - Cardiointensivismo
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119671-5-matriz-de-competencia-ano-opcional-cardiologia-cardiointensivismo&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192

Ecocardiografia
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119651-3-matriz-de-competencias-em-ecocardiografia&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192

O Centro que tiver interesse em ofertar vagas em Cardiointensivismo tem até o dia 31 de agosto para preencher o pedido de credenciamento no sistema do MEC (Siscnrm): http://siscnrm.mec.gov.br/login/login.
Data de inclusão: 12/08/2019
Fone: (11) 55338781
Contato: José Luchetti
Empresa: DOC Press
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Internacional][Nacional][Saúde ]
Este Release foi visto 70 vezes

Administração Municipal de São Paulo

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
Contém1gr
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.