09/08/2019 - 10:10 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Internacionalização de Startups é tema de debate em Ribeirão Preto
Internacionalização de Startups é tema de debate em Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

No dia 19 de agosto, a partir das 10h, o Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão, com apoio da Supera – Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e do Banco Ourinvest, promove mais um encontro da sua Agenda 50 com debate do tema “Internac ...

Ribeirão Preto (SP), 8 de agosto de 2019 - O Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão traz para sua Agenda 50 deste mês de agosto – comemorativa aos 50 anos do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia - um tema de interesse global: “Internacionalização de Startups: a visão do investidor-anjo”. O encontro acontecerá no dia 19, a partir das 10h, no auditório da matriz da banca, em Ribeirão Preto (SP) e contará com a participação do advogado Fernando Senise, do investidor-anjo e consultor em gestão de TI (CIO on Demand), Maurizio Calcopietro e terá mediação do sócio-presidente, o advogado Marcelo Salomão. Para interessados em participar, a entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo telefone (16) 3603-4478.

Segundo Fernando Dizero Senise, a proposta é que os debatedores instiguem a plateia durante o encontro com perguntas sobre o tema, esclarecendo dúvidas e apresentado novidades. A abordagem do advogado enfatizará questões como: “O que as empresas devem fazer para se preparar para a internacionalização? Outro enfoque é apresentar a figura dos investidores-anjo e o que eles buscam como características principais nas empresas. “Além disso vamos esclarecer pontos da auditoria jurídica de empresas para investimento-anjo, formatos para admissão do investidor-anjo na empresa e nossas experiências anteriores”, destaca.

Fernando Dizero Senise é advogado no Brasil e em Portugal, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e responsável pelos escritórios em Lisboa e Porto, com atuação em Direito Empresarial e investimento transnacional. Possui LLM pelo Insper, com extensão em Universität St. Gallen (Suíça), MBA pelo Insper, com extensão em Babson College (EUA) e é mestrando em Direito de Empresa pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal).

Os participantes também vão contar com o relato de experiência no assunto de Maurizio Calcopietro, que é consultor em gestão de TI (CIO on Demand), executivo de TI com experiência internacional e investidor-anjo. Ele trabalhou como diretor de TI por 19 anos na Ferrero do Brasil e possui atuação profissional na Itália, EUA, Brasil e em Portugal. Calcopietro é co-fundador do CIO Institute, consultoria em gestão de TI com o conceito de CIO on Demand. É também mentor e investidor anjo de 11 startups no Brasil, como na Curitiba Angels e, individualmente, desde maio 2018 também na REDangels, em Portugal. Atualmente, é co-founder e gestor do grupo luso-brasileiro de investidores anjo REDangels Atlantic. O profissional afirma que “acredita muito na sinergia entre o ecossistema de inovação e de startups nos dois países”.

Acelerando um modelo de negócios
Segundo pesquisa da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), o maior número de iniciativas brasileiras do tipo está concentrado nos estados da região Sudeste do país, como São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9,7%), com uma estimativa de 6 mil startups em todo o território nacional. Com o cenário favorável, as grandes companhias estão atentas ao surgimento dessas novas ideias.

A cidade de Ribeirão Preto começa a se destacar como um ecossistema de startups de sucesso. Segundo pesquisa do Instituto Endeavor de 2017, trata-se da 14ª melhor cidade do Brasil para empreender, ficando na frente de Porto Alegre e Brasília. O município conta com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, condutor de desenvolvimento tecnológico, onde está sediada a maior aceleradora de empresas do interior de São Paulo, o Instituto Sevna.

O consultor do Supera International Office, João Reis, comenta que é fundamental a discussão da temática de internacionalização e investimentos em conjunto que a agenda do encontro propõe. “É importante que os empreendedores interessados em captar recursos tenham mais alternativas, além dos investidores e fundos nacionais”, destaca.

SERVIÇO
AGENDA 50/Agosto-2019 - “Internacionalização de Startups: A visão do investidor-anjo”.
Data: 19 de agosto, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Auditório do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia - Avenida Presidente Kennedy, 1255
Entrada: aberta e gratuita
Inscrição por telefone: (16) 3603-4478

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Fundado em 1969, o escritório tem 50 anos de existência e está entre as exclusivas bancas jurídicas que já estiveram no rol das 150 Melhores Empresas para se trabalhar, em pesquisa das Revistas Exame e Você S/A, durante cinco anos seguidos pela exímia gestão de pessoas, plano de carreiras, infraestrutura, ações e programas executados. Está também entre os Mais Admirados da Análise Advocacia 500 e na última edição (2017) foi destaque como o 2º lugar do país nas áreas tributária e de construção e engenharia, além do 2º mais lembrado do Estado de São Paulo e o 19º maior do país, entre outros indicativos. Dois de seus sócios ficaram entre os advogados mais admirados da pesquisa.

A maioria dos sócios do escritório possui formação acadêmica, com especializações, mestrados e doutorados, o que estimula a vida acadêmica da equipe. A banca prima pela excelência no atendimento focado nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata, eficaz, confiável e com certeza de continuidade, sustentabilidade da organização com ética e respeito à tradição, responsabilidade social, ambiental e financeira.

O escritório preza pela Governança Corporativa, por isso investe constantemente em treinamento, além de possuir um Centro de Estudos Jurídicos com uma série de ações e palestras. A banca busca a contínua atualização tecnológica e de processos de trabalho. Esses são alguns dos valores do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que atua em todas as áreas do Direito: Tributário, Civil, Comercial e Societário, Empresarial, Trabalhista, Administrativo, Ambiental, Cooperativismo e em questões regulatórias, com destaque para as normas baixadas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agroindústria, construção civil, aviação, biodiesel, convênio médico, educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), energia, agropecuária, laboratório médicos, entre outros. Está presente em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas- (MS), Goiânia (GO), Rondonópolis e mais recentemente em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto.

Atendimento à Imprensa – NACIONAL
Advice Comunicação Corporativa
Telefones: (11) 5102-5252
Bruno Escudero