05/08/2019 - 12:55 - #Mac Comunicação e Marketing
Acadil promove encontro sobre linguajar regional
Acadil promove encontro sobre linguajar regional - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Palestrante pesquisou famílias antigas de Itu

Palestrante pesquisou famílias antigas de Itu

No sábado, 10 de agosto, a partir das 11h a Academia Ituana de Letras promoverá um encontro cultural, desta vez discutindo o linguajar regional. A comunicação “Caipirês, uma língua de respeito” será feita pelo pesquisador Leonardo Silveira e o evento é aberto ao público e gratuito, no Museu da Energia.

Seu levantamento de fontes sobre a família Silveira, em Itu, resultou no projeto de pesquisa “Pai rico, filho nobre, neto pobre: modo de vida e sistema sucessório de uma família paulista” que desenvolve junto ao CEUNSP, onde é aluno do curso de História. A pesquisa foi recentemente apresentada na UNICAMP.

Leonardo Silveira é ituano e cresceu entre a cidade e o campo, onde passou uma infância privilegiada no sítio da família, no bairro do Varejão (Itu). Em 2015 publicou seu primeiro livro “Contos de Roça e Sertão”, pela editora Giostri, reunindo “causos” recolhidos nas histórias de sua antiga família ituana.

Ao longo da pesquisa observou o linguajar local, seja nas entrevistas com moradores de bairros rurais, seja em documentos que revelam, além dos costumes caipiras, características muito particulares do falar de Itu.

Sessão Aberta da ACADIL
Dia 10 de agosto de 2019, 11 h.
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Itu.
(011) 4022-6832.

www.grandeitu.com.br