24/07/2019 - 08:51 - #Mac Comunicação e Marketing
A festa do padroeiro de Pirapora do Bom Jesus
A festa do padroeiro de Pirapora do Bom Jesus - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

O Santuário Senhor Bom Jesus de Pirapora, localizado às margens do vale médio do Rio Tietê, em São Paulo, é um local de peregrinação há quase 300 anos. Não se sabe ao certo quando começou, mas, hoje, o Santuário é marcado por romarias de famílias e amigos, que trazem sobre os ombros cruzes gigantes para manifestar a sua devoção a Jesus crucificado.

A Prefeitura local já entendeu como é forte a devoção dos romeiros que chegam portando cruzes de mais de 10 metros de comprimento. Por isso tratou de melhorar a infra-estrutura turística o que permitiu a implantação de diversas pousadas, hotéis e restaurantes. Distante apenas 55 km de São Paulo, o acesso mais fácil é pela rodovia Castello Branco na saída quilômetro 48 à direita.

História

O nome de Pirapora tem origem tupi que significa “o pulo do peixe”. A sua história começou em 1725 quando pescadores encontraram a imagem de madeira de Bom Jesus (santo padroeiro da cidade) apoiado em uma pedra às margens do rio Anhembi (Tietê). Hoje, porém, é um local de atração e parada de romeiros. Em 1959, emancipou-se de Santana de Parnaíba, tornando-se município.

A participação de Pirapora no Roteiro dos Bandeirantes reforça a presença da Igreja Católica na região, especialmente na Estância Turística de Itu, onde o turista pode conhecer a riqueza da cidade, na época colonial, visitando uma grande quantidade de igrejas de estilo barroco, no centro histórico do município.

As cidades do Roteiro são Santana de Parnaíba, Pirapora, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz, todas às margens do Rio Tietê por onde os bandeirantes começaram a expandir as fronteiras do Brasil, sempre com a participação da congregação jesuíta.

A devoção ao Bom Jesus de Pirapora

As romarias acontecem durante todo o ano, mas de forma especial, na proximidade da festa do padroeiro no mês de agosto e, mais intensamente, na Semana Santa. Também são muitos que chegam a pé, percorrendo grandes distâncias para agradecer ou pedir graças.

Seguindo uma tradição da cidade, as cruzes são erguidas no Morro da Cruz do Século. Todavia no último ano, apenas uma cruz foi estendida para marcar o gesto de tantos devotos. A mudança tem também um caráter fraterno, já que as cruzes de madeira se transformam em gestos de caridade para aqueles que estão construindo o telhado de suas casas.

Programação da Festa

A programação de eventos começa no dia 28 de julho e vai até o dia da festa, 06 de agosto, quando a população terá missas na igreja matriz a partir das 5h30 até as 18h30, com procissão solene, seguida de missa festiva.

Uma novidade, neste ano, é o Pirapora Festival, que acontece de 02 a 06 de agosto que contará com shows de grandes nomes, como Fernando e Sorocaba, Henrique e Diego, entre outros. O importante é que a entrada será apenas um quilo de alimento, que será revertido para famílias carentes da cidade.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor