15/05/2019 - 10:39 - #Mac Comunicação e Marketing
Alunos de escolas de Itu se transformam em Vereadores Mirins
Alunos de escolas de Itu se transformam em Vereadores Mirins - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Estância Turística de Itu desenvolve, desde 2017, o Projeto Vereador Mirim que já teve a participação de 38 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. A partir deste mês de maio, 13 alunos, o mesmo número de Vereadores, assumiram as responsabilidades do cargo no plenário da Câmara.

Infelizmente, depois de acumular imensas glórias no passado, a Câmara de Vereadores de Itu, que existe desde 1657, não se identifica com o título de Estância Turística, obtido em 1979, pois nem Comissão de Turismo foi constituída até hoje. Assim, os Vereadores não se interessam pelos assuntos relativos ao turismo, um dos mais importantes para divulgação junto aos jovens, os únicos que poderão dar continuidade e proteger o imenso Patrimônio Histórico e Cultural de Itu.

O objetivo do Projeto Vereador Mirim é desenvolver conhecimento sobre educação política aos estudantes e que o aprendizado seja repassado para todos os colegas de cada aluno, eleito Vereador Mirim, em suas respectivas escolas. Trata-se, portanto, de um trabalho de muito comprometimento para a formação política dos jovens, sempre valorizando a democracia.

Só vivenciando o trabalho de um legislador municipal, de forma apartidária, é que os jovens tomam conhecimento da importância do trabalho de um Vereador. Depois de eleitos, os Vereadores Mirins passam três semanas no Instituto do Legislativo Ituano (ILI), no Espaço São Luiz, para se qualificarem teoricamente sobre as funções do Poder Legislativo. Depois, passam por um ciclo de visitas para conhecerem as instalações da Câmara de Vereadores.

Ao tomar posse, os Vereadores Mirins eleitos aceitam o desafio de, junto ao Vereador padrinho, elaborar um projeto de Lei mirim a ser discutido e votado em plenário. Essa experiência vai além do lúdico, pois diversos projetos são, de fato, executados nas escolas dos Vereadores Mirins e três deles já se tornaram Leis Municipais. Ao concluírem seus mandatos, com certeza, terão muito mais conhecimento sobre o município e com mais visão de todos os seus problemas.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor