30/04/2019 - 08:47 - #Mac Comunicação e Marketing
XXX Semana Madre Maria Teodora Voiron em Itu
XXX Semana Madre Maria Teodora Voiron em Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Estância Turística de Itu é uma das cidades de maior envolvimento com o turismo religioso no Estado de São Paulo. Com diversas igrejas de arquitetura barroca, dos séculos 18 e 19 que abrigam inúmeras obras de arte do Padre Jesuino do Monte Carmelo e Almeida Júnior, além de esculturas de imagens sacras maravilhosas. A religiosidade da população mantém a tradição de venerar a Madre Maria Teodora Voiron que, desde 1989, tem o título de Venerável concedido pelo Papa João Paulo II.

Até hoje, mais de 30 mil cartas chegaram à comunidade da Igreja do Patrocínio, em Itu, onde esta seu mausoléu, testemunhando casos de cura, sucesso no trabalho, proteção contra acidentes, encontro de pessoas desaparecidas etc. O processo de beatificação da Venerável Madre Teodora desenvolvido pelo Vaticano necessita apenas de uma graça comprovada por médicos e pela Santa Igreja, para que ela seja beatificada.

Faleceu, em 17 de julho de 1925, com 90 anos. Seus restos mortais encontram-se sepultados no interior da Igreja do Patrocínio, visitados por milhares de pessoas. A Congregação das Irmãs de São José continua, em todo Brasil, realizando um trabalho social de extrema importância, principalmente na área da educação. Lembrando a chegada de Madre Maria Teodora ao Brasil no dia 24/05/1859 a Prefeitura estabeleceu no ano de 1989 a "Semana Madre Maria Teodora" a ser comemorada anualmente de 18 a 24 de maio.
Luísa Josefina Voiron era o nome de batismo da Madre Maria Teodora Voiron. Nasceu em Chambéry, França, em 6 de abril de 1835 e faleceu em Itu em 1925.

Madre Teodora dedicou sua vida à educação

Em 13 de novembro de 1859, as Irmãs de São José, que vieram da França especialmente para dar vida ao Colégio do Patrocínio de Itu, fundado pela Madre Teodora, iniciaram as atividades com ensino de qualidade para meninas pobres da região.

Foi o primeiro colégio religioso dedicado à educação feminina do Estado de São Paulo e atendia também as filhas de escravas. Nessa época não havia internatos para a educação de meninas. Os trabalhos dedicados à pobreza foram pouco a pouco aprimorados tornando o Colégio do Patrocínio numa das escolas particulares com maior interesse das grandes famílias do Brasil.

Nele estudaram pensionistas (o colégio era um internato) de famílias abastadas e influentes, com ou sem interesse no prosseguimento da vida religiosa. A educação era primorosa e exigente.
Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa, foi a Superiora do Colégio durante 40 anos e imprimiu às alunas uma educação de alta qualidade.

Igreja do Patrocínio em Itu - Endereço: Praça Regente Feijó s/n

Programação da Semana Madre Teodora

Durante a Semana Madre Maria Teodora haverá exposição do Trabalho dos Alunos do 3° Ano do Colégio com o Tema “A História dos Colégios em Itu: estudos e percepções”.

18 de maio – (Sábado)
09h - 12h e 14h - 15h – Visitação aberta ao público ao túmulo de Madre Maria Teodora Voiron. 16h - Missa pelas Intenções dos devotos de Madre Teodora. Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio.
17h – Apresentação do Coral Vozes de Itu - Local: Salão do Anjo com a regência do Maestro Luís Roberto de Francisco.

19 de maio – (Domingo)
07h - Missa pela Beatificação de Madre Maria Teodora Voiron. Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio. 09h - 12h e 14h - 17h – Visitação aberta ao público ao túmulo de Madre Maria Teodora Voiron. 10h – Apresentação da banda Nossa Senhora do Carmo – Local: Praça da Independência (Praça do Carmo)

20 de maio – (Segunda-feira)
07h - Missa pela Beatificação de Madre Maria Teodora Voiron. Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio. 14h - 17h – Visitação aberta ao público ao túmulo de Madre Maria Teodora Voiron. 14h – Trilha do saber: Conhecendo a história das Irmãs de São José - Agendamento (11 4023-1544)

21 de maio – (Terça-Feira)
07h - Missa pela Beatificação de Madre Maria Teodora Voiron. Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio. Presidente da Assembléia: Padre José Ignácio Sonsini.
09h - Missa pela Beatificação de Madre Maria Teodora Voiron. Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio. Presidente da Assembléia: Padre José Ignácio Sonsini.
Organização: Centro Promocional Madre Maria Teodora Voiron.
14,30h – Apresentação do Teatro das Crianças Do Centro Promocional Madre Maria Teodora, com a presença da APAE de Itu e do Centro de Convivência Dia para Idosos.

22 de maio – (Quarta-feira)
07h - Missa pela Beatificação de Madre
Maria Teodora Voiron.
Local: Igreja N. Sra. do Patrocínio.
09h – 12h e 14h - 17h – Visita aberta ao
público.
14h – Apresentação do Coral EMTI Rede Saber com a regência da Professora Célia Trettel. - Local: Igreja N. Sra. Do Patrocínio.
19,15h - Visita dos Alunos do Curso de História (Ceunsp) as antigas instalações do colégio.

23 de maio – Quinta-Feira
14h: Reza do terço pela Beatificação da Madre Maria Teodora Voiron com o Grupo da Melhor Idade.

19,30h – Entrega do Diploma e Medalha de Madre Maria Teodora Voiron. Homenageada: Sra. Benedita Martins Schanoski. Local: Câmara Municipal de Itu.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor