26/04/2019 - 09:56 - #Mac Comunicação e Marketing
Estrada Parque – Uma aventura perto de São Paulo - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Inaugurada em 1º da maio de 1922, em Itu, completa 97 anos

Inaugurada em 1º da maio de 1922, em Itu, completa 97 anos

Trata-se de uma paisagem deslumbrante. A Estrada Parque que liga a Estância Turística de Itu a Cabreúva, foi inaugurada em 1º de maio de 1922. Coberta por mata atlântica, beirando o Rio Tietê é um passeio imperdível pelo seu conteúdo rico em patrimônio natural, arquitetônico e histórico.

A SP-312, denominada Rodovia dos Romeiros, que completa 97 anos no próximo 1º de maio, é considerada um marco na implantação da malha rodoviária paulista. O apelido dos “romeiros” se deve à forte tradição religiosa das comunidades do interior, que rumam com charretes, cavalos, bicicletas e a pé com destino ao santuário de Pirapora do Bom Jesus, especialmente na Semana Santa.

Trata-se de um passeio, próximo a São Paulo que, nos fins de semana, é povoada por motos, bicicletas, cavalos, charretes, praticantes de caminhadas em meio a uma natureza exuberante. Mesmo com o Rio Tietê poluído ao seu lado, compensa pela beleza da estrada.

No meio do caminho há duas paradas obrigatórias: a Gruta da Glória, onde há um mirante para se apreciar a paisagem e a Fazenda do Chocolate, uma deliciosa fazenda tricentenária ótima para passar o dia com a família, fazer cavalgadas, conhecer a Casa do Caipira, comprar produtos artesanais, comer deliciosos doces e muito chocolate!

Aberta todos os dias das 8,30 às 17,45h, e com entrada e estacionamento gratuitos, a Fazenda do Chocolate conta com diversas atrações que nos remete ao passado e à vida no campo, como um mini-zoológico que encanta as crianças, além de ter um dos chocolates mais charmosos da Estância Turística de Itu.

49 quilômetros de Biodiversidade

Estrada Parque estende-se por 49 quilômetros às margens do rio Tietê, repleta de uma rica biodiversidade, composta por espécies de fauna e flora como, por exemplo, espécies como os macacos bugios da cara preta. Além disso, há jequitibás centenários dentre os quais podemos destacar o jequitibá rosa, símbolo da estrada, que está ameaçado de extinção e que é encontrado só na região e diversas cascatas.

A Estrada Parque APA – Itu Rio Tietê (lei 4020, de 02 de dezembro de 1996) é uma Estrada de importância histórica e econômica. Foi planejada no início do século XX. Ela liga Itu a diversas cidades do Roteiro dos Bandeirantes que começa em Santana de Parnaíba, pertinho de São Paulo, passando pelas cidades de Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz.

Este texto esta no site do Ministério do Turismo no endereço abaixo:
http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php - Entrar em IR PARA BUSCA - Procurar a data de 1º de maio de 2019 onde esta a matéria sobre “Estrada Parque de Itu comemora 97 anos”.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor