11/01/2019 - 10:03 - #Mac Comunicação e Marketing
Hotéis fazenda de Itu – uma viagem às casas dos bandeirantes
Hotéis fazenda de Itu – uma viagem às casas dos bandeirantes - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Os hotéis fazenda são a melhor opção de hospedagem para quem busca uma viagem diferente, com ar de aventura, principalmente quando envolve crianças. Eles oferecem atividades inesquecíveis e seguras para hóspedes de todas as idades, com monitoria profissional.

Na Estância Turística de Itu, por exemplo, esse tipo de hospedagem é a escolha certa para os turistas que pretendem praticar atividades de campo, trilhas, provar a gastronomia rural, desenvolvida no fogão a lenha, ter contato com animais das fazendas e curtir a belíssima natureza de uma região que já foi visitada por geleiras há 230 milhões de anos.

Praticamente, todos os hotéis fazenda de Itu tem suas sedes em casas típicas do estilo bandeirantista o que justifica a cidade ser líder no Roteiro dos Bandeirantes, passeio que começa por Santana do Parnaíba, passando por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz. Esse foi o caminho percorrido, à beira do Tietê, para as expedições chegarem às minas de Goiás e Mato Grosso.

Há apenas 100 km de São Paulo e 30 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, a cidade oferece um passeio no tempo mostrando ao visitante como era a vida no interior em épocas passadas, os costumes, a arquitetura colonial, as igrejas barrocas e a potência econômica que colocava Itu em 2º lugar no Estado de São Paulo, com os importantes ciclos da cana-de-açúcar e café.

Fazenda Cana Verde

A Fazenda Cana Verde é uma importante representante do Patrimônio Histórico Colonial de Itu, ainda em atividade o que significa uma estadia do turista num ambiente verdadeiramente similar ao do período colonial.

Na Fazenda Cana Verde não existe luxo nem sofisticação, e sim a simplicidade e o aconchego das coisas do campo. As acomodações são instaladas nas antigas casas dos colonos que trabalhavam no local e agora viraram bangalôs.
Na Cana Verde o turista poderá viver o dia a dia de uma fazenda em pleno funcionamento. Ela produz café e búfalos (com venda de leite e queijo) A Fazenda oferece a oportunidade do turista conhecer um pouco da vida rural, conviver com o ar puro, a natureza, integrando-se ao meio ambiente, agro-pecuário e esportivo.

A Fazenda oferece comida caseira em fogão a lenha, bebidas típicas, hospedagem em bangalôs, trilhas, piscina natural com cachoeira, mata nativa, cavalgada ao luar, campos para jogos de Polo e Futebol.

Estrada do Pedregulho, s/n - Itu / SP
E-mail: reservas@fazendacanaverde.com.br
Visite: www.fazendacanaverde.com.br

Fazenda Capoava

Itu foi um dos primeiros centros de ocupação do Brasil, quando ainda havia a preocupação da Metrópole em configurar a posse do território. Em Itu, os bandeirantes e tropeiros que deixavam suas atividades para se fixar na terra optaram pelo modelo da Casa Bandeirística que, embora tardia, apresentava nesta região um apuro técnico não encontrado nos primeiros exemplares. Do período de engenho de açúcar até hoje, a Fazenda Capoava guarda a sede, da antiga residência dos proprietários, de arquitetura bandeirista. O casarão de meados de 1750 é construído em taipa de pilão e tem uma capela anexa ao alpendre.

A Fazenda Capoava dispõe de hospedagem com a oferta de 36 apartamentos. As reservas podem ser feitas no número abaixo.

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9
Site: www.fazendacapoava.com.br

Fazenda do Chocolate

Deliciosa fazenda tricentenária, ótima para passar o dia com a família, fazer cavalgadas, conhecer a Casa do Caipira, comprar produtos artesanais, comer deliciosos doces e muito chocolate!
Aberta todos os dias das 8:30 às 17:45h, e com entrada e estacionamento gratuitos, a Fazenda do Chocolate conta com diversas atrações que nos remete ao passado e à vida no campo, além de ter um dos chocolates mais charmosos do Brasil.

Aos finais de semana e feriados a Fazenda funciona com estrutura completa de passeios e praça de alimentação caipira, com diversos tipos de salgados, loja de chocolates, loja de artesanatos e restaurante.
No seu estilo caipira, proporciona aos visitantes o contato com vários animais mansos, compras de produtos artesanais, alimentação e diversão garantida para crianças e adultos.

Estrada dos Romeiros, Km 90, s/n, Itu
Fixo: (11) 4022-5492 / Celular Vivo: (11) 99951-0524
E-mail: contato@fazendadochocolate.com.br
Site: www.fazendadochocolate.com.br

Fazenda Santo Antônio da Bela Vista - Fazenda do Café

Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, a engenheira agrônoma Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel, iniciou seu trabalho com escolas, mostrando para as crianças desde a formação de mudas até o beneficiamento do café feito pela própria fazenda.

Nos últimos anos, a Fazenda também abriu suas porteiras para receber famílias, estrangeiros e grupos fechados de empresas e terceira idade.

A expectativa é grande pelo Tour do Café. Bebel, proprietária e agrônoma, acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, comidinha caseira e uma boa prosa pra finalizar com um cafezinho.

Passear pela Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho.

Estrada do Jacú - Itu - Fone: (11) 4013-1335
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Facebook: facebook.com/fazendadocafé
Horário de funcionamento: Mediante agendamento.

Fazenda e Camping das Pedras

Em 1974, surgiu um novo negócio que atraia muita gente. Era o campismo que estava chegando a Itu. Em 20 de dezembro de 1975 foi inaugurado o Camping das Pedras, cuja proprietária, Maria Benedita, conhecida como Ditinha, empreendedora que era, viu aí uma ótima oportunidade de trabalhar de modo diferente. E assim tem sido desde então.

Hoje, a Fazenda das Pedras já tem 43 anos de atividade turística. Possui sessenta chalés e oferece comodidade e contato com a natureza, além de restaurante, lanchonete e área de camping, Day Use para grupos da melhor idade e escolas. Está apta a realizar eventos coorporativos, formaturas e casamentos.

Trata-se de ótima opção para passar o dia, o fim de semana ou a semana inteira com a família. Oferece atrações aquáticas, saborosa comida no restaurante aberto ao público e hospedagem em ampla área rural.

Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – Km 98
Telefone: (11) 4023-1993
E-mail: contato@fazendadaspedrasitu.com.br
Site: www.fazendadaspedrasitu.com.br

Chácara do Rosário

As cavalgadas em Itu são um dos pontos altos do Turismo Rural. A Chácara do Rosário, todos os meses, promove a Cavalgada da Lua Cheia. Um programa de muito charme seguido de jantar. É preciso agendar.

A propriedade de João Pacheco, entusiasta do turismo rural, é de 1756, com casa sede estilo bandeirantista. Para o visitante ou hóspede, uma das atrações é o antigo engenho de açúcar que preserva sua arquitetura original.

Antigamente a Chácara se chamava Engenho Grande e chegou a ser uma das maiores produtoras de açúcar da província de São Paulo.

Estrada Velha Itu-Salto, Km 1
Fones: (11) 4023-0624 ou (11) 99607-7483

Fazenda Concórdia

A Fazenda Concórdia é uma das mais antigas fazendas do município de Itu. Embora haja uma lamentável lacuna no tempo, alguns documentos relatam a sua presença em1595, servindo assim como ponto estratégico e dando o devido apoio e pousada para as frequentes bandeiras saídas da vila de São Paulo de Piratininga com destino ao interior, desbravando e alongando as fronteiras do país. A Fazenda concórdia passou por diversos ciclos, com a captura de indígenas para o trabalho escravo, ciclo da cana, café, policulturismo, pecuária e atualmente o turismo.

Sua casa sede tem características bem marcantes como: paredes de dois tipos de taipa, a de pilão e a batida. No salão principal nota-se as duas fazes de sua construção, sendo a primeira com seu telhado arredondado (marcas visíveis na parede), e a segunda com a vinda dos escravos pode-se ver o aumento do pé direito e a construção do telhado com as telhas moldadas nas coxas das negras da época.

A Fazenda conserva ainda hoje as senzalas e as tulhas de café. Com a vinda dos italianos foram construídas novas casas de tijolos confeccionados por eles próprios que também trouxeram a tecnologia industrial da época. (moinhos de fubá, esteiras de correias, conchas movidas a água e também uma turbina que gerava eletricidade). O terreiro de café foi todo calçado de tijolos para facilitar a secagem do produto. Atualmente a Fazenda Concórdia está aberta ao público para visitação e recepção com refeições típicas.
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 85

E-mail: fazendaconcordiaitu@gmail.com
Fones: (11) 9 6488-4095 – (11) 4897-7144

Fazenda Monte Belo

É uma fazenda de 1890 que produziu café desde seu início e café e leite até o final do século XX. Atualmente cria gado de corte e eventualmente aluga a casa sede para hospedagem de pequenos grupos com agendamento prévio.

Endereço: Rod. Ilario Ferrari - Itu - SP

Fazenda Paraízo

A Fazenda Paraízo é o lugar perfeito para eventos com um estilo rústico chic ao ar livre ou em área interna. Ela é quase tão antiga quanto a cidade de Itu, passou por todos os ciclos importantes como açúcar e café e teve proprietários ilustres como os Barões de Itu e do Itaim. Recém reformada, conta com uma estrutura completa para eventos.

Endereço: Alameda Joaquim Emídio Nogueira Bicudo - Chácaras Primavera, Itu - SP, 13304-350

Fazenda Vassoural

A Fazenda é Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, e suas charmosas construções remetem a um clima saudosista, aconchegante, íntimo sem deixar de escapar à exclusividade dos momentos especiais que são desde sempre e até hoje comemorados no local.
Endereço: Rua Porto Velho, 300 - Bairro Brasil, Itu - SP, 13301-340

www.grandeitu.com.br