29/10/2018 - 16:31 - Thayssen Carvalho
CBGD 2018 e 3ª Expo GD fortaleceram o setor GD com fontes renováveis na última semana 29/10/2018 - THAYSSEN CARVALHO

De acordo com a organização mais de 100 milhões de reais em vendas e negócios foram movimentados ...

A terceira edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD 2018), que aconteceu na última semana em Fortaleza, no Ceará, demonstrou um grande crescimento do setor no Brasil no último ano. A importância de se debater o assunto levou mais de três mil visitantes ao evento e a hipótese é que mais de 100 milhões de reais em vendas e negócios tenham sido gerados durante a 3ª Expo GD.

O evento, que permaneceu cheio até mesmo no final do último dia, demonstrou a necessidade de levar conhecimento e soluções para os consumidores interessados em gerar sua própria energia. Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mostram que em 2012 o país contava apenas com quatro instalações no país e ao longo dos anos o interesse aumentou tanto que em 2018 mais de 30 mil instalações já foram realizadas.

De acordo com a ABGD o estado que mais possui conexões em GD e também a maior potência instalada é o estado de Minas Gerais. Em seguida São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também apresentam um crescimento expressivo e que reforçam ainda mais o segmento. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a fonte mais utilizada para este tipo de geração renovável é a energia solar com 73%.

Na visão da empresa organizadora do CBGD, Grupo FRG Mídias e Eventos, o evento deu um passo maior em 2018 abrangendo, não somente o público brasileiro, mas também internacional, o que fez com que a importância tanto do Congresso como a Feira aumentassem ainda mais para o setor de Geração Distribuída.

Segundo Tiago Fraga, CEO da empresa, a edição de 2016 teve um papel institucional muito importante, onde permitiu a criação de uma vitrine exclusiva para debater sobre a geração distribuída com fontes renováveis. Em 2017, o evento deu um passo a mais em direção ao desenvolvimento do setor agregando a participação de empresas de sete países interessadas em expor sua marca durante a feira e trazendo seus projetos e experiências para as palestras. Já em 2018 o CBGD 2018 atingiu um patamar internacional, onde mais de 40 expositores quiseram expor sua marca e seus produtos, diversificando ainda mais as oportunidades do setor de GD no país e no exterior.

“O evento de 2018 tomou uma proporção maior principalmente em players que participaram de outras edições conosco. Algumas das principais empresas fabricantes de inversores, de painéis solares, de estruturas, conectores e de outras partes da cadeia produtiva do setor GD vieram e participaram conosco. Outra característica bem explícita foi o público totalmente seleto, muito pelo congresso que reúne desde a primeira edição entre 500 e 800 pessoas que são totalmente ligadas ao setor de Geração Distribuída” ressaltou Fraga.

Empresas de todos os segmentos do setor de GD estiveram presentes durante o CBGD 2018 e a 3ª Expo GD. O evento bateu recorde de público no primeiro dia e contou com a entrega do Prêmio Brasil Solar no final da noite. Com o sucesso da terceira edição, a organização do evento já tem a quarta edição do evento confirmada para 2019, a qual será realizada entre os dias 30 e 31 de outubro, mas o local ainda está sendo definido.
Data de inclusão: 29/10/2018
Contato: Thayssen Carvalho