15/10/2018 - 16:17 - sbcomunic
Você sabe o que é e o que faz um Educador da Qualidade em Saúde?
Você sabe o que é e o que faz um Educador da Qualidade em Saúde? - SBCOMUNIC

Curso no Rio prepara profissionais para atuarem como Educadores e oferece vaga na área

Cada vez mais importante dentro das instituições de saúde, a área da Qualidade tem o objetivo de garantir mais segurança no cuidado prestado aos pacientes. Para isso, padrões como os da Joint Commission International (JCI) - mais antiga e renomada agência verificadora da qualidade em saúde do mundo - devem ser seguidos por todos os profissionais de saúde. Os Educadores da Qualidade são os profissionais responsáveis por realizar avaliações de educação nas instituições de saúde e auxiliá-las na implementação, preparação e manutenção de um programa de qualidade e segurança.

O curso de Introdução à Acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) ensina o que deve ser feito para que um processo de acreditação seja efetivo dentro da instituição de saúde, tornando seus alunos aptos a exercer a função de Educador. “O curso impulsionou muito minha carreira. Fui contratada logo após para coordenar a equipe multiprofissional da Unimed São José do Rio Preto, onde atuo hoje implementando processos inovadores baseados na metodologia JCI”, conta Rita Luciane Vila Real, coordenadora multiprofissional da Unimed Rio Preto.

Durante as aulas, os profissionais terão contato com a Metodologia da Joint Commission International: conceito, objetivos, padrões, elementos de acreditação e agenda de avaliação, entre outros. \"O método abordado é pioneiro e está avançado em relação a outras opções de acreditação. O curso ajudou muito passando o entendimento correto da metodologia para realizar uma avaliação, da complexidade de cada padrão e da dimensão de cada elemento de mensuração\", Luiz Carlos Bordin, gerente de enfermagem.

Parte importante do programa de acreditação, os indicadores da qualidade mostram quais processos estão sendo realizados de forma correta e incorreta. No curso CBA/JCI, os profissionais têm contato com a prática da mensuração e de que forma ela é realizada. “O curso proporciona uma visão diferenciada para a preparação para a acreditação, norteia os aspectos de melhorias com uma visão sistêmica, nos oferta ferramentas baseadas em literatura confiável. Além de ser dinâmico, leve, facilitando o aprendizado\", Kelly Cristina, enfermeira do Time de Resposta Rápida do Hospital Santa Catarina.

O curso de Introdução à Acreditação é baseado na 6ª edição do Manual da JCI. As aulas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro, de 8h30 às 17h30, no Rio de Janeiro. Ao final das aulas, o CBA fará um processo de seleção de Educadores para integrarem sua equipe.

Faça sua inscrição e saiba mais em http://ead.cbacred.org.br/curso/introducao-a-acreditacao-internacional-presencial-rj.
Data de inclusão: 15/10/2018
Contato: Completar Dados