11/10/2018 - 15:43 - milagre do verbo
No “Portas Abertas”, pais aprendem com seus filhos sobre Método Montessori
No “Portas Abertas”, pais aprendem com seus filhos sobre Método Montessori - MILAGRE DO VERBO

A Educação Infantil e o Berçário do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), realizaram a Semana “Portas Abertas”, entre 2 e 11 de outubro. Os pais puderam estar com seus filhos em sala de aula participando de atividades pedagógicas. “Queríamos que eles vivenciassem a Sala Montessoriana junto com seu filho e percebessem como é importante estimular a curiosidade e a aprendizagem”, explicou Fernanda Beloube, coordenadora da Educação Infantil.
Para a coordenadora Lorraine Teles, foi um momento de interatividade que uniu família e escola. “Nossa proposta se fortalece nesta parceria. Foi um momento de aproximação, no qual os pais perceberam o ambiente de aprendizagem e a eficiência do método Montessori”, analisou.
Glaucia Freitas Vilella, mãe de aluno do Infantil II, valorizou o “Portas Abertas”, justamente, pela oportunidade de estar em sala com seu filho. “Foi muito válida esta proximidade, porque foi uma oportunidade de ver, tocar e sentir como funciona a proposta pedagógica. Foi um momento que tocou o coração da gente”, contou. Ela ressaltou que, além da proposta pedagógica, o Colégio Santa Úrsula se diferencia por formar as crianças em valores humanos e cristãos.
Manuela Martins de Oliveira Castucci, mãe de estudante do Infantil II, destacou a importância do “Portas Abertas” e o acolhimento do colégio. “Foi importante porque vimos como é o dia a dia deles. Ele quis explicar tudo para nós. Mostrou como funciona tudo. Chegamos na cidade há pouco tempo e, quando viemos conhecer a escola, ficamos encantados. Tivemos muito apoio da professora e da coordenação neste momento de adaptação”, explicou.

Método Montessori

A coordenação da Educação Infantil realiza, periodicamente, encontros com os pais para aprofundar o conhecimento sobre o Método Montessori. O último aconteceu em 15 de setembro e teve a participação de Maítha Cavallini Cambra, que tem dois filhos no Infantil 1 e 3. Ela afirmou que escolheu o Colégio Santa Úrsula pela pedagogia adotada. “É surpreendente perceber o desenvolvimento das crianças em casa”, ressaltou.
A coordenadora Vivian Lorenzato explicou que o Método Montessori respeita a individualidade da criança. “Preparamos o ambiente para que nosso aluno conquiste sua autonomia e seja protagonista de sua aprendizagem”, contou.
O casal Maria Carolina de Castro Teles e Rafael Baldini Teles disse confiar tanto na proposta que fizeram até o quarto montessoriano quando sua criança nasceu. “O método prepara para o mundo”, disse Rafael Teles. “Ele deixa a nossa filha descobrir que consegue fazer as coisas, que tem capacidade para aprender”, afirmou Maria Caroline Teles.
A coordenadora Danielle Borges lembrou que as aulas trabalham a concentração e a organização. “São atividades práticas autodirigidas e autocorretivas. “Aqui a criança se apropria do processo de sua aprendizagem e da construção do seu conhecimento”, salientou.
Josiane Lage tem três filhos no Colégio Santa Úrsula, um deles uma adolescente com 15 anos no Ensino Médio. Ela afirmou que já passou por todas as etapas de desenvolvimento dos seus filhos. “Sei o quanto esta fase da Educação Infantil é importante e deve ser bem trabalhada, pois lá na frente fará muita diferença na formação deles”, comentou.
Data de inclusão: 11/10/2018
Contato: marcella costa