Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

11/10/2018 - 14:59 - DOC Press
Ética e Compliance pautam I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do CFM
Ética e Compliance pautam I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do CFM - DOC PRESS

Modelos de remuneração e patrocínio de cursos e eventos geraram debates intensos. As iniciativas do Instituto Ética Saúde foram valorizadas e parabenizadas pelos presentes ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
O I Fórum de Ortopedia e Traumatologia do Conselho Federal de Medicina, realizado no dia 4 de outubro, em Brasília, teve como ponto central a Ética e o Compliance. O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, foi palestrante e debatedor, em um evento que reuniu representantes do CFM, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de planos de saúde e professores universitários.
Acompanhado do presidente do Conselho de Ética, Antônio Fonseca, e do diretor técnico, Sérgio Madeira, Gláucio Libório fez uma apresentação destacando a experiência do Instituto e números do setor. “O IES é hoje uma possibilidade concreta de reunir todos os entes da cadeia de saúde, dentro da melhor perspectiva técnica, da competição saudável e transparente nos subsetores, integrados e amparados pela ética. Entendemos a importância do plano de saúde, mas deveria haver uma discussão mais transparente sobre a remuneração de médicos e hospitais. Assim como os fornecedores têm que dar conta de bons serviços e bons produtos, a um preço justo, indispensáveis aos pacientes”, enfatizou.
O presidente do IES destacou ainda a falta de confiança entre os elos da cadeia e, principalmente, a corrosão irreversível da imagem de médicos, hospitais, fornecedores e planos de saúde pelas falhas éticas.
No debate “Compliance”, o membro da Câmara Técnica de Ortopedia do CFM, Paulo Lobo Junior, falou sobre patrocínio de cursos e eventos. Libório foi perguntado sobre congressos e treinamento de médicos e explicou que as regras vigentes são internacionais, iguais às da AdvaMed e MedTech Europe e não impedem, mas restringem o patrocínio às instituições, vedada a personalização de custeios.
Já o coordenador da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CFM, Anastácio Kotzias, expôs as ações que o Conselho Federal de Medicina como resolução 1.956/10, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis e determina a arbitragem de especialistas em casos de conflito.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde sugeriu ainda que ortopedistas e médicos das demais especialidades acompanhem de perto as discussões crescentes sobre mudança de modelos de remuneração de Fee for service (FFS) para o pagamento baseado em valor agregado. “Há também uma tendência dos médicos serem contratados por um valor fechado, o chamado pacote médico, que inclui o produto. Isso deve gerar distorções no longo prazo. Cada instituição deve discutir como pagar o justo”. E lembrou que os profissionais de saúde não podem comercializar produtos médicos, seja por questões éticas, sanitárias ou fiscais.
O I Fórum de Ortopedia e Traumatologia tratou também da escolha do material. Tanto o professor Titular da Universidade Federal do Paraná, Luiz Carlos Sobania, quanto o presidente UNIMED RJ, Antônio Romeu Scofano Júnior, concluíram que esta decisão é exclusiva do médico, através da sua interação com o paciente. Em seguida, houve um painel sobre segunda opinião e questões éticas relacionadas, sob coordenação do membro da Câmara Técnica de Ortopedia do CFM, Renato Graça.
Data de inclusão: 11/10/2018
Fone: (11) 55338781
Contato: José Luchetti
Empresa: DOC Press
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Defesa do Consumidor][Nacional][Saúde ]
Este Release foi visto 161 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.