28/06/2018 - 10:14 - Texto & Cia Comunicação
Paulo Nagô se apresenta no Jantar Especial Mabruk
Paulo Nagô se apresenta no Jantar Especial Mabruk - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

O percussionista Paulo Nagô se apresenta na Noite Árabe, que contará com música, dança do ventre e culinária árabe no Restaurante Mabruk. Nagô é um dos poucos percussionistas que tocam o debarke, também conhecido como durbak, derbak, darbuka e doumbek – instrumento tradicional na música árabe. Com seu estilo rítmico, o derbake tem a função de estruturar toda a música, durante as apresentações de dança do ventre. O instrumento é muito difundido na Síria, Líbano, Jordânia, Israel e no Egito, onde é conhecido por Tabla Egípcia.

Alguns tipos de debarke são construídos de barro ou madeira com peles de couro de peixe ou carneiro. Já os mais modernos são de alumínio fundido com pele de nylon sintético. A sintonia entre o músico e a bailarina é o que garante ainda mais charme às apresentações de Nagô que acontecem no Restaurante Mabruk.

Nagô é percussionista autodidata, iniciou estudos da percussão afro-brasileira e popular, em 1990. Em 2012, conheceu o derbake e, a partir daí, mergulhou nos estudos dos ritmos árabes. Faz aulas periódicas com Ruka Derbake, Mahmoud Al Masri e Bety Vinil, além de participar de apresentações com esses profissionais. Desde 2014, é integrante do grupo Derbatuke, fundado por Bety Vinil.

A próxima edição da tradicional festa árabe de Ribeirão Preto será na próxima sexta, dia 29 de junho, às 2030. As reservas podem ser feitas pelo telefone 16 3636.2280. O convite individual inclui jantar completo e bebidas como refrigerante, água e cerveja. O restaurante Mabruk fica na Rua Cerqueira César 1556, Boulevard.

Mabruk e sua história
Nascida no Líbano, Fida Aude é quem comanda o Mabruk. As receitas foram ensinadas por sua avó (Marwa) à sua mãe (Haifa), que transmitiu à empresária, que ensina os pratos da casa e compartilha as maravilhas gastronômicas de sua origem. O Mabruk tem cozinha especializada na tradicional gastronomia árabe. A culinária libanesa reúne tradições mediterrâneas, europeias e orientais. Além das carnes, frutas e legumes, a cozinha libanesa tradicional utiliza muitas especiarias e temperos típicos.

Jantar Especial Mabruk
Data: 29 de junho (sexta)
Endereço: Rua Cerqueira César 1556, Boulevard, Ribeirão Preto (SP)
Convite: R$ 150 (convite individual => incluso jantar + bebidas + sobremesa)