26/06/2018 - 10:54 - #Mac Comunicação e Marketing
Academia Ituana de Letras lança livro, novo site e homenageia Acadêmico
Academia Ituana de Letras lança livro, novo site e homenageia Acadêmico - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Mais um importante evento cultural acontece na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, na Casa da Praça, no centro histórico de Itu, onde a Academia Ituana de Letras – ACADIL realizará uma sessão solene para homenagear a memória do acadêmico Ednan Mariano Leme da Costa, um dos fundadores da associação que, se vivo, completaria 100 anos.

Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, o jornalista viveu em São Paulo e Itu, onde além de diretor dos jornais Tribuna Ituana e A Federação foi atuante presidente da SACI – Sociedade Amigos da Cidade de Itu. Participou da ACADIL desde a fundação, em 1992, ocupando a cadeira nº 06, cujo patrono é o jornalista Joaquim Leme de Oliveira Cesar.

A Academia Ituana de Letras, reconhecida como uma das mais importantes formas de expressão do patrimônio imaterial de Itu, foi formalmente fundada em reunião realizada no Espaço Cultural Almeida Júnior, em 27 de julho de 1992. No próximo mês completará 26 anos de existência.

Novidades da ACADIL

No evento, a Associação também fará o lançamento do quarto volume da série Pirilampos, que reúne textos dos acadêmicos em forma de crônicas, poemas e contos.

A edição, que conta com apoio cultural da Starrett, empresa sediada em Itu, fabricante de serras, ferramentas manuais e instrumentos de medição, será distribuída às pessoas presentes ao evento. O livro “Pirilampos” surgiu em 2014 e fora cognominado, no seu lançamento, de edição caçula da ACADIL, de conteúdo intencionalmente leve, material para agradável compartilhamento com os leitores.

Na mesma ocasião será apresentado o site da Acadil – www.acadilitu.com.br , através do qual será possível conhecer melhor as atividades do grupo, seus membros e patronos. O site contará também com textos de escritores ituanos.

A Academia Ituana de Letras conta com 40 cadeiras ocupadas, atualmente, por trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

A sessão solene da ACADIL será realizada no dia 29 de junho de 2018, às 19h30 nas instalações da Casa da Praça – Praça Padre Miguel, 56, Itu.

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor