14/06/2018 - 17:54 - C+C Comunicação
Mesquita Brasil celebra o término do Ramadã
Mesquita Brasil celebra o término do Ramadã - C+C COMUNICAÇÃO

Eid Al Fitr (Festa do Desjejum) reunirá milhares de pessoas na mais antiga mesquita da América Latina
 ...

A Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, celebra em 15 de junho a Festa do Desjejum (Eid Al Fitr). O evento comemora uma das mais importantes datas do calendário muçulmano.

Realizada uma vez por ano, a prática segue o calendário lunar e tem duração variando entre 29 e 30 dias e é tida como forma de purificação espiritual. Durante o mês sagrado os fiéis devem abster-se de comida, de bebida e de relações sexuais no intuito de cultivar os ensinamentos inspirados no Sagrado Alcorão.

Quarto pilar do Islam, a prática preconiza que todos os fiéis devem seguir a disciplina do jejum como exercício para a aproximação de Deus, já que a fome unifica emoções e sentimentos de pobres e ricos. A experiência é ainda uma forma de levar à compreensão do sofrimento dos menos afortunados.

O jejum recai sobre todos os muçulmanos, exceto crianças, enfermos, idosos e fiéis em longas viagens. Mulheres que estejam em ciclo menstrual, gravidez ou em dieta pós-parto também estão isentas do jejum.

Ao término do Ramadã os festejos do “Eid Al Fitr” reúnem não só os muçulmanos, mas toda a comunidade em uma grande demonstração de tolerância e abrangência religiosa entre todos os povos e crenças.

Ajuda aos necessitados

Presente no país desde o fim do século 19, o Islam teve como uma das principais entidades a Mesquita Brasil – a primeira da América Latina. Atualmente a comunidade, que representa 1/5 da população mundial, segue os preceitos ensinados por Mohammad (que a paz e a benção de Deus estejam com Ele), que inclui, além da religião, um completo sistema de vida.

De acordo com os ensinamentos do Alcorão na impossibilidade da realização da prática do jejum o muçulmano deve alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Com isso, a realização de ações sociais é evidenciada na Mesquita Brasil através de inúmeras iniciativas para acolher e auxiliar necessitados muçulmanos e não muçulmanos.

Todas as noites, na quebra do jejum é servido um farto jantar gratuitamente a todos os fiéis. “Apesar de termos uma intensa atividade durante o ano, no Ramadan nos empenhamos para ultrapassar nossos limites e estender a mão a qualquer irmão necessitado”, diz o presidente da SBM, Nasser Fares.

Na ocasião são esperados milhares de presentes, entre muçulmanos, comunidade em geral, autoridades e líderes religiosos que compartilharão de um momento especial de congraçamento em prol da paz e da fraternidade.

Data de inclusão: 14/06/2018
Fone: (11) 51820050