Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

16/04/2018 - 07:42 - #Mac Comunicação e Marketing
145 anos da Convenção Republicana de Itu
145 anos da Convenção Republicana de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Recordações Históricas são importantes para que fatos registrados em Itu, que alteraram o rumo político da nação, estejam sempre gravados na memória popular. A “Convenção de Itu” é um dos mais importantes marcos da história do Brasil, que aconteceu c ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Recordações Históricas são importantes para que fatos registrados em Itu, que alteraram o rumo político da nação, estejam sempre gravados na memória popular. A “Convenção de Itu” é um dos mais importantes marcos da história do Brasil, que aconteceu com a participação de representantes de Clubes Republicanos da época e que marcou a cidade de Itu como o “Berço da República”.

Neste ano, o Museu da República de Itu, onde aconteceu a Convenção, comemora 145 anos do evento – realizado em 18 de abril de 1873.

Relembrando os acontecimentos históricos dos dias 16, 17 e 18 de abril daquele ano, no primeiro dia, as ruas da cidade estavam enfeitadas para esperar o então presidente da Província, João Theodoro Xavier. No dia seguinte, o mesmo participaria da cerimônia de inauguração da Estrada de Ferro Ytuana, que ligava Itu a Jundiaí, onde se encontrava a ramificação para a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, com ponto final em São Paulo.

A história conta que no dia 18 de Abril, após um almoço realizado na casa de João Tibiriçá Piratininga, houve uma reunião preparatória para discutir o tema República, na qual se elaborou a ordem do dia para outra reunião que seria realizada à noite. Segundo Tibiriçá, presidente do Clube Republicano de Itu deveria ser simples e objetiva, evitando-se levantar polêmicas em torno de assuntos delicados da época, como a abolição dos escravos, por exemplo.

Na noite do dia 18, por volta das 19 horas, 133 correligionários (importantes fazendeiros, políticos e comerciantes) reuniram-se na casa de Carlos Vasconcellos de Almeida Prado, na Rua Barão do Itaim, onde hoje é o Museu, além das pessoas que se declaravam republicanas.

Os Clubes Republicanos representados compareceram com o seguinte número de participantes: Itu (32); Indaiatuba (8); Campinas (15); São Paulo (10); Mogi-Mirim (2); Sorocaba (5); Amparo (4); Rio de Janeiro (2); Capivari (13); Jundiaí (9); Botucatu (4); Porto Feliz (15); Tietê (1); Piracicaba, que se chamava Constituição (4); além de Bragança Paulista (4); Atibaia, ou Bethelem de Jundiahy (1); Jaú (1) e, finalmente, Monte-Mor, com 1 representante.

No episódio da Convenção foram estabelecidos os passos seguintes para consolidar o início da campanha republicana em São Paulo, campanha que culminaria vitoriosa em 15 de Novembro de 1889, com a Proclamação da República no Brasil.

O Museu da República de Itu guarda importantes relíquias dos acontecimentos de 145 anos atrás como o saguão de entrada decorado por painéis de azulejos confeccionados com o objetivo de representar episódios da história da cidade de Itu. A sala da Convenção, objetos da época e valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.

Hoje, é administrado pela Universidade de São Paulo e constitui referência científica e cultural para o país. Ao lado dos acervos que conserva e estuda, o Museu possui características que o destaca pelo fato de estar localizado em edificação histórica, o antigo sobrado onde residiu a família Almeida Prado.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Data de inclusão: 16/04/2018
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Política][Turismo ]
Este Release foi visto 806 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.