08/02/2018 - 09:34 - Elida Gonçalves
A profissão de enfermeiro evolui conforme mudam os hábitos da sociedade
A profissão de enfermeiro evolui conforme mudam os hábitos da sociedade - ELIDA GONÇALVES

A nova edição do livro “Fundamentos de Enfermagem”, de Patricia A Potter, colabora com os futuros profissionais. A obra foi revisada e atualizada com o intuito de preparar os estudantes de hoje para os desafios de amanhã ...

A profissão de enfermagem está sempre respondendo a mudanças dinâmicas e desafios contínuos. Nos dias de hoje, os enfermeiros precisam ter uma base ampla de conhecimentos para trabalhar no cuidado. E o mais importante: saber como aplicar as melhores evidências na prática a fim de garantir os resultados positivos para seus pacientes. O papel do profissional de enfermagem inclui assumir a liderança na preservação das práticas e demonstrar a sua contribuição aos cuidados de saúde do seu país. Os enfermeiros do futuro, portanto, deverão ser pensadores críticos, defensores do paciente, tomadores de decisões clínicas e educadores do paciente dentro de um amplo espectro de serviços de prestação de cuidados.

A nova edição do livro “Fundamentos de Enfermagem”, de Patricia A Potter, lançamento da Elsevier, se propõe a colaborar com os futuros profissionais da área. A obra foi revisada e atualizada com o intuito de preparar os estudantes de hoje para os desafios de amanhã e é destinada aos estudantes iniciantes em todos os tipos de programas de formação. A cobertura abrangente dos tópicos proporciona conceitos de enfermagem fundamental, procedimentos e técnicas da prática de enfermagem, bem como uma estrutura sólida para áreas de estudo mais avançadas.

A edição brasileira foi adaptada à realidade da profissão no Brasil. A obra oferece ao estudante os conceitos fundamentais que favorecem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, tão importantes para a formação de um profissional generalista nos termos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem.

Também na realização da edição nacional teve-se a cautela de observar quais as implicações para a prática e como as evidências clínicas se articulavam com a legislação do exercício profissional, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde.

O livro fornece os conceitos essenciais de enfermagem e habilidades em um formato visualmente atraente e fácil de usar. A autora incorporou à nova edição diversos recursos para ajudar no estudo e aprendizado

Entre os recursos especiais de aprendizagem, há uma série de elementos facilitadores. Veja alguns abaixo:
• Objetivos de aprendizagem: no início de cada capítulo ajudam no foco nas informações mais importantes que virão em seguida
• Os quadros Práticas Baseadas em Evidência resumem os resultados de pesquisas e indicam como podem ser aplicadas à prática da enfermagem
• Aspectos Culturais do Cuidado preparam o profissional para o cuidado de pacientes de populações diversas
• Foco no Idoso auxilia no aprendizado em como lidar com as necessidades especiais dessa faixa etária
• Decisões Clínicas são alertas para informações importantes relacionadas com o procedimento para garantir cuidados seguros e eficazes ao paciente
• Fotos ampliadas e ilustrações de qualidade
A tradução de Fundamentos de Enfermagem conta com a revisão técnica de Ivone Evangelista Cabral, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), pós-Doutora pela McGill University, doutora e mestre em Enfermagem pela UFRJ e pesquisadora do CNPq e de Marcia Tereza Luz Lisboa, revisora técnica da obra e professora associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ, membro da Diretoria do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador e do Núcleo de Pesquisa de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem da EEAN-UFRJ, mestre pela Boston University e doutora em Enfermagem pela EEAN-UFRJ.

Sobre a Elsevier
A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScienceDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa publica mais de 2.500 conteúdos digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. www.elsevier.com.br
Data de inclusão: 08/02/2018
Fone: (11) 967205648