02/02/2018 - 11:08 - Texto & Cia Comunicação
Sindicato dos Hospitais negocia com 50 sindicatos de trabalhadores do setor privado de saúde - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

Veja as mudanças que a reforma trabalhista trouxe para a área da saúde ...

Um dos mais antigos sindicatos patronais do país, o SINDHOSP-Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo está preparado para adaptar-se às mudanças previstas na Reforma Trabalhista, que oferece um novo papel, de maior importância aos sindicatos. As negociações coletivas podem, com a nova Lei, se sobrepor ao legislado. O SINDHOSP deve negociar este ano com 50 sindicatos de trabalhadores do setor saúde, que somam 600 mil empregados.

O SINDRIBEIRÃO-Sindicato dos Hospitais, Clínicas, e Laboratórios de Ribeirão Preto e Região foi fundado em 2002 e abrange dezenas de cidades da região de Ribeirão Preto (SP). Até então, este papel cabia ao SINDHOSP que era o único representante da categoria em nível estadual. Segundo o presidente do SINDRIBEIRÃO, SINDHOSP e FEHOESP, o médico Yussif Ali Mere Junior, a nova legislação trabalhista propicia sindicatos fortes com grande poder de negociação. E, ao abolir a contribuição sindical obrigatória, beneficiou as representações de classe que mais serviços e benefícios oferecem à sua categoria.

“Os nossos serviços de saúde certamente estão conscientes da importância da manutenção voluntária dessa contribuição para o SINDHOSP. Somente com recursos, poderemos continuar trabalhando pela melhoria da saúde da população, negociando com os trabalhadores, governos e planos de saúde”, destaca.

Levantamento do departamento jurídico do SINDHOSP contabilizou, em 2017, 11 dissídios coletivos, 102 convenções coletivas de trabalho e negociações com 50 sindicatos de trabalhadores. Os seis sindicatos de hospitais filiados à FEHOESP, somam 55.463 estabelecimentos no estado de São Paulo.

Números de Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, o SINDRIBEIRÃO contabilizou no ano passado dois dissídios coletivos, 10 convenções coletivas de trabalho e negociações com 14 sindicatos de trabalhadores. O Sindicato abrange 4.168 estabelecimentos da área da saúde em Ribeirão e região.

Para 2018, as previsões indicam o aumento do número de negociações, que incluem as categorias de médicos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de segurança, odontologista, nutricionista, técnico em radiologia, biomédico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem e demais trabalhadores do setor de saúde.

80 anos na área da saúde
O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo foi criado em 1938 e completa 80 anos em 2018. Yussif Ali Mere Jr destaca a importante mudança no conceito de hospital nesses últimos anos. Criados como casas de saúde onde doentes terminais esperavam para morrer, hoje os hospitais tornaram-se importantes centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e tornaram-se instituições com alta resolutividade.

“E foi em grande parte, recursos da iniciativa privada, muitos provenientes das colônias de imigrantes em São Paulo, que propiciaram grande avanço tecnológico e o desenvolvimento de hospitais de ponta, que se equiparam e até superam hospitais de outros países”, observa o médico.

Dos 6.787 hospitais existentes no país, 70% são privados, filantrópicos ou lucrativos. Dois terços dos leitos hospitalares estão na iniciativa privada. E do total, 504 hospitais particulares ficam no estado de São Paulo.
Data de inclusão: 02/02/2018
Contato: Bruna