08/01/2018 - 15:41 - Background Maxx Comunicação
Fact-checking: Como identificar e combater as fake news
Fact-checking: Como identificar e combater as fake news - BACKGROUND MAXX COMUNICAÇÃO

Diariamente somos bombardeados por informações, vindas das mídias sociais, blogs, influenciadores ou grupos de WhatsApp. A todo momento recebemos notícias como a morte de famosos ou sérias mudanças econômicas e políticas. Mas, como saber o que é boato e o que é verdade? E quais as razões para estes boatos? Para responder a estas perguntas e também ensinar a identificar o que é falso do verdadeiro, o grupo Radix promove o curso Fact-Checking: Como identificar e combater as fake news.
A checagem de informações, também conhecido como fact-checking, hoje não é apenas uma área em expansão e que oferece novas oportunidades para os profissionais de comunicação, mas tornou-se essencial para as corporações e pessoas públicas. O Fact-Checking é usado por grandes empresas para combater a desinformação de forma técnica e ética. Os profissionais desta nova área, os fact-checkers também têm um amplo campo de trabalho, especialmente em campanhas eleitorais, como a que ocorre em 2018.
Professoras
As aulas serão ministradas pelas jornalistas e professoras Bette Romero e Terezinha Santos. O curso é composto de 12 h/aula, que ocorrem entre os dias 15/1/2018 a 24/01/2018, 2ªs e 4ªs, das 18h30 às 21h30, na sede do Radix (Av. Treze de Maio, 23 sala 328, Centro, Rio de Janeiro – RJ).
Bette Romero -Jornalista, trabalhou na Editora Bloch, Editora Abril e TV Cultura (RTC), entre outras empresas. No jornalismo empresarial, foi assessora de imprensa da Burson-Marsteller, da Secretaria de Meio Ambiente (SP), da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), da Bolsa do Rio (BVRJ), e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). É Diretora da Background Maxx Comunicação. Na área acadêmica, é Mestre em Educação, professora de pós-graduação em Assessoria de Imprensa 3.0 e Gestão de Crise.
Terezinha Santos - Jornalista, diretora da TFS Comunicação, foi consultora de comunicação de crise da Petrobras, Gerente de comunicação da Golden Cross e gerente de relações externas da CEG. Graduada pela Facha, pós-graduada em Comunicação pela Estácio e Comunicação Empresarial International pela Aberje/Syracuse University, Nova York.
Conteúdo Programático
1. A origem do fact-checking
O que são as fake news ou o fenômeno da pós-verdade; quando surgiu e para que servem
Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade? (Joseph Goebbels)
As principais plataformas de checagem
O fact-checking no Brasil – Quem é quem?
A ética no fact-checking
2. Metodologia de checagem
Como identificar uma frase/fato/boato/foto/vídeo passível de ser checada
As metodologias existentes
As etiquetas de checagem
As principais plataformas de Lei de Acesso à Informação
Cases de checagens internacionais
Case: a checagem passo a passo - oficina
3. Ferramentas de checagem
Como criar uma estratégia eficiente para publicar uma checagem
Ferramentas online e offline mais usadas no mercado
As ferramentas do Google e do Facebook
Agências e sites de fact-checking
Oficina de checagem
4. Tendências de futuro na checagem
Cuidados para não difundir notícias falsas/hackers/O fact-checking no dia a dia das redes sociais
Agências internacionais de combate a notícias falsas
A automação na checagem das notícias e
Oficina de checagem.

Os cursos livres Radix oferecem certificados de participação e têm valor de atividades complementares para os alunos de graduação.
Informações: (21) 2215-4025
Email:secretaria@cursoradix.com.br