21/12/2017 - 12:29 - DOC Press
Revista Brasileira de Ortopedia terá só edição eletrônica, facilitando consulta e terá mais suplementos de subespecialidade - DOC PRESS

A Revista Brasileira de Ortopedia - RBO, que tem mais de 50 anos, passará em fevereiro a ser editada na forma eletrônica, seguindo a tendência mundial, facilitando as consultas e também deverá multiplicar os suplementos de subespecialidades.
A informação é do editor-chefe, professor Gilberto Luis Camanho, que ressalta também a economia decorrente já que, além do preço da impressão, a edição em papel era muito pesada e representava alto custo de remessa por Correio para os 12 mil integrantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT.
Camanho ressalta a limitação do tamanho da revista impressa, que impede a publicação de todos os artigos importantes – e a dificuldade da pesquisa bibliográfica na área, que tem crescido muito no Brasil – e lembra que, com a disponibilidade de todos os números do periódico pela internet será mais fácil a pesquisa, evitando que o médico tenha que consultar a coleção em papel, necessariamente demorada quando é preciso compulsar diversos exemplares impressos.
Indexada pela SciELO – Scientific Electronic Library Online,e incluída no Pubmed, a revista tem uma versão online em inglês e é consultada por médicos do mundo inteiro, tanto que apenas em novembro último teve 145.313 acessos, sendo que do total, 46.599 profissionais baixaram o PDF da publicação.
Como a Ortopedia cobre um universo muito amplo e tem várias subespecialidades, nos últimos anos a RBO passou a publicar suplementos anuais como o mais recente, da Sociedade Brasileira de Quadril, que reuniu as 20 pesquisas mais importantes feitas nessa área durante o ano. São publicados ainda suplementos de Ortopedia Pediátrica e de Mão e separatas de outras subespecialidades poderão ser acrescentados.
Sem receber qualquer financiamento de instituições de fomento, mas inteiramente sustentada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a RBO é bimestral, se destina a “publicar artigos que contribuam para a melhoria e o desenvolvimento da prática, da pesquisa e do ensino da ortopedia e campos correlatos” e não cobra nenhuma taxa para submissão e publicação dos artigos que divulga.
Mais informações: www.rbo.org.br
Data de inclusão: 21/12/2017