07/12/2017 - 15:25 - #Mac Comunicação e Marketing
Museu da Energia de Itu comemora 18 anos de vida
Museu da Energia de Itu comemora 18 anos de vida - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Aberto ao público em 1999, o Museu da Energia de Itu expõe todas as fases da eletrificação da cidade e peças antigas ligadas à energia. Suas instalações ocupam um imponente sobrado que pertencia, em 1865, ao Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel que dá nome à mais importante praça da cidade, onde fica a matriz de N.S. da Candelária. Nele, o turista pode apreciar a decoração da bela fachada de azulejos portugueses.

Nas suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia elétrica que aposentou as antigas lamparinas que queimavam óleo e tornou possível o uso dos eletrodomésticos lançados em meados do século XX.

Prédio histórico da arquitetura colonial

O prédio, um dos patrimônios históricos da arquitetura de Itu, abriga em suas instalações uma exposição de objetos com mais de cem anos de história. No passado, foi utilizado pela Companhia Ytuana de Força e Luz e Light and Power. Construído em 1847, o sobrado do Museu da Energia serviu, originalmente, de moradia para membros da família Pacheco, ricos produtores de açúcar da região.

Em 1908, a edificação foi vendida à Companhia Ytuana de Força e Luz. Por 90 anos, abrigou os escritórios das empresas de eletricidade que atuaram em Itu: a Cia Ytuana de Força e Luz (1908-1927), a The São Paulo Light & Power (1927-1981), a Eletropaulo (1981-1997) e a Empresa Bandeirante de Energia (1997-1998). Após o restauro do sobrado, o Museu da Energia de Itu foi aberto a público em 1999.

Atualmente, é uma das unidades museológicas que integra a Rede Museu da Energia gerida pela Fundação Energia e Saneamento.

Programa

• \"História, Energia e Cotidiano\": remodelada esse ano, é composta por objetos e imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, que proporciona ao visitante observar como a energia elétrica determinou as intensas transformações do último século que influenciam, até hoje, o comportamento em sociedade, ao proporcionarem um estilo de vida repleto de conforto e praticidade.

• “Fontes e Chafarizes”: A mostra destaca a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos.

• \"Os ituanos e a chegada da luz\": realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos jornais locais do início do século passado.

SERVIÇO:

Visitação gratuita ao Museu da Energia de Itu
Data: 12 a 16 de dezembro
Rua Paula Souza, 669, Centro.
itu@museudaenergia.org.br

Data de inclusão: 07/12/2017