06/12/2017 - 08:28 - #Mac Comunicação e Marketing
Mercadão de Itu vai sair das trevas
Mercadão de Itu vai sair das trevas - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Um antigo objetivo dos governantes de Itu, a restauração do prédio do Mercado Municipal, patrimônio histórico e arquitetônico tombado, em breve entrará em obras de recuperação. O mais importante era a verba necessária, obtida por convênio entre a Prefeitura e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) do Governo do Estado, investimento da ordem de R$ 4,8 milhões.

O projeto de revitalização do “Mercadão”, que manterá as características originais de sua fachada, já esta aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), cujas obras de restauro do espaço devem durar 20 meses depois da realização da licitação.

Prédio Histórico

Na época da sua construção, projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o mesmo que criou o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Mercadão de São Paulo, entre outras, a obra de Itu foi pioneira em relação à instalação de mercados municipais no interior do Estado.

Com 112 anos de vida, o Mercadão de Itu, inaugurado em 14 de maio de 1905, será totalmente recuperado tanto na área interna como em seu exterior. O novo espaço público contará com 16 boxes, banheiros, ar condicionado, além de uma nova aparência no seu entorno.

A licitação para a obra terá início nos primeiros meses de 2018. O projeto prevê foco nas normas sanitárias vigentes, na gastronomia e no atendimento dos produtores locais. Após o restauro, o Mercadão centenário se tornará numa nova atração turística e nova opção de compras para a população de Itu.
Data de inclusão: 06/12/2017
Fone: (11) 5521-3483