17/08/2017 - 10:01 - Texto & Cia Comunicação
Grupo de universidades americanas está interessado em alunos de Ribeirão
Grupo de universidades americanas está interessado em alunos de Ribeirão - TEXTO & CIA COMUNICAÇÃO

INTO University Partnership já atendeu mais de 100 mil estudantes internacionais que entraram em universidades inglesas. Custo dos estudos é um dos itens mais atrativos ...

Estudar em uma universidade estrangeira e bem ranqueada nos Estados Unidos pode ser mais barato do que estudar em uma faculdade particular na cidade de São Paulo, afirma Frederico Morais, representante da INTO University Partnerships – grupo de 22 universidades estrangeiras. “Estudantes brasileiros com bom rendimento escolar podem pagar até 3.500 dólares por ano na University of South Florida [EUA], por exemplo. Porém, qualquer aluno pode realizar o sonho de estudar no exterior e conseguir excelentes preços em instituições renomadas”, explica Frederico, que estará em Ribeirão Preto, nos dias 24 e 25 de agosto para falar sobre o assunto.

Desde 2006, a INTO University Partnerships – que abrange nove universidades nos Estados Unidos, 12 na Inglaterra e uma na China – já auxiliou mais de 100 mil estudantes internacionais a entrarem em universidades inglesas. Alunos da América Latina com média superior a 88% do rendimento escolar e que garantirem a nota 1290 no SAT-Scholastic Aptitude Test – versão americana do ENEM – estão aptos para concorrer à bolsa de mérito.

A diretora do STB-Ribeirão Luisa Caleiro, que passou um mês nos Estados Unidos visitando universidades americanas e acaba de desembarcar na cidade, explica que o objetivo da palestra com Frederico é mostrar que o estudo em instituições de ensino estrangeiras e renomadas é financeiramente acessível. “Dependendo do rendimento escolar, o aluno pode concorrer às bolsas de estudos, o que barateia ainda mais esse tipo de intercâmbio, que se aplica tanto para cursos de graduação quanto para pós-graduação ou especialização”. Ela destaca outros diferenciais em estudar no exterior: a vivência internacional e a fluência em um segundo idioma, competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.

MBA NO ALABAMA
O químico Ricardo Bertan de Figueiredo, 30 anos, é um desses jovens que estão investindo na carreira e buscando cursos no exterior. Ele desembarcou nos EUA neste mês para iniciar um MBA de dois anos, na University of Alabama Birmingham. As aulas só começarão no dia 22 de agosto, mas a expectativa já é grande. “Quero conhecer novas pessoas e novas áreas. Tudo aqui é diferente, o jeito de pensar e a maneira de tratar as pessoas. Além disso, a estrutura de uma universidade americana é completamente diferente do que temos no Brasil. Estou ansioso para começarem as aulas”, diz Ricardo. O jovem já tinha feito o intercâmbio Work and Travel, gostou bastante da experiência e por isso escolheu o país para cursar o MBA. “Trabalhei muito tempo em indústria farmacêutica e percebi a dificuldade que as pessoas da área técnica têm em gerenciar projetos e pessoas. O MBA, que é mais focado na área administrativa, será um diferencial no meu currículo”.

GRADUAÇÃO NO EXTERIOR
A experiência de morar fora do país é um dos sonhos da estudante Laura Lupo Medina, 17 anos, que está iniciando o processo para cursar artes nos Estados Unidos. “Depois da minha primeira viagem ao exterior, tive vontade de morar em outro país e sabia que era isso o que eu queria para minha vida”. Laura já está planejando o intercambio, contatando as universidades de seu interesse com o auxílio do STB, e pretende embarcar para os Estados Unidos em setembro de 2018. “Após várias pesquisas sobre instituições, localidades e cursos, várias dúvidas surgiram, mas todas foram esclarecidas pela STB, principalmente, após a visita do pessoal da agência a essas universidades”. Nesse período pré-intercâmbio, a estudante vai finalizar o ensino médio, fazer o planejamento financeiro junto à família e pretende fazer cursos de artes que a ajudarão nos Estados Unidos. “Artes não é um curso muito valorizado no Brasil e, por isso, decidi fazer faculdade fora e seguir minha vida por lá. Também acredito que além de conhecer novas pessoas e nova cultura, será uma experiência que não só me ajudará profissionalmente, mas também em vários desafios da minha vida”.

ENCONTROS EM RIBEIRÃO
Frederico vai falar sobre as oportunidades, vantagens e as facilidades de estudar no exterior em uma palestra realizada no Colégio Einstein (Avenida Bráz Olaia Acosta 1380, Jardim Nova Aliança), dia 24/8, 19h. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. No dia 25/8, das 14h às 17h, Frederico e representantes estrangeiros de sete universidades americanas estarão no STB-Ribeirão (Rua Garibaldi 1604, Jardim Sumaré) para tirar dúvidas sobre o ingresso às universidades americanas, a candidatura às bolsas de estudos e a preparação pré-intercâmbio. Informações: 16 3610.3800.

Palestra INTO University Partnerships
Data: 24 de agosto (quinta)
Local: Colégio Einstein (Avenida Bráz Olaia Acosta 1380, Jardim Nova Aliança)
Informações: 16 3610.3800