Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

07/08/2017 - 16:11 - 4 Press
Fórum debate a importância dos dados na saúde oncológica
Fórum debate a importância dos dados na saúde oncológica - 4 PRESS

Evento terá apresentação de pesquisa sobre a jornada do paciente até o diagnóstico e o cumprimento da Lei dos 60 Dias

 ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
O volume de dados gerados no setor de Saúde tem impacto direto nas decisões de gestores e na qualidade do diagnóstico e tratamento. O uso de Big Data é, portanto, uma importante ferramenta também no tratamento oncológico, e pode representar grande diferença no prognóstico da doença. A partir dos dados, é possível definir quais as melhores terapias a serem adotadas e até mesmo acompanhar de perto como os pacientes vêm sendo atendidos, em especial nos serviços públicos.

Para debater os desafios impostos pelo acesso à informação, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com o apoio do Observatório de Oncologia, Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Instituto Vencer o Câncer e Fundação Laço Rosa, realiza o Fórum Big Data em Oncologia. O evento vai contar com a participação de líderes dos setores público, privado e social, que vão discutir a análise e gerenciamento de grandes bases de dados e os desafios e oportunidades apresentados por esse cenário. A palestra de encerramento será feita pelo médico e escritor Dráuzio Varella, com o tema “Repensando a medicina: Como a tecnologia pode ajudar a identificar um diagnóstico mais preciso de câncer”.

Durante o fórum, será apresentado um estudo do Observatório de Oncologia, que avaliou dados abertos do Instituto Nacional de Câncer sobre a jornada do paciente em busca do diagnóstico e o cumprimento da Lei dos 60 Dias. A norma estabelece, em linhas gerais, que o tratamento seja iniciado em 60 dias após diagnóstico em laudo patológico. Porém, a lei ainda não é cumprida integralmente e há diferenças consideráveis entre as regiões do país. Foram selecionadas três etapas da jornada do paciente que chega sem diagnóstico e sem tratamento ao serviço especializado: tempo entre diagnóstico e início do tratamento; tempo entre primeira consulta e diagnóstico e o tempo entre primeira consulta e início do tratamento. “Este é o segundo ano consecutivo em que realizamos um fórum de debates sobre o uso destes dados, para influir na tomada de decisão sobre políticas de prevenção e tratamento”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale e líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

O Fórum Big Data em Oncologia acontece no dia 9 de agosto, das 14h às 18h30, no auditório do Masp, na Av. Paulista, 1578, São Paulo.


PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura: - \"A Tecnologia a Serviço do Paciente\"
Luis Fernando Correia - Médico, Comentarista de Saúde da CBN, TV Globo e GloboNews
Merula Steagall – presidente da Abrale - Apresentação Estudo sobre a jornada do paciente pelo diagnóstico e a Lei dos 60 dias

14h15 - Painel: \"Como a inovação e as novas tecnologias podem melhorar a assistência em Oncologia\"
Carlos Eli Ribeiro - Administrador, especialista em gestão pública, CEO Sollis Soluções Integradas
Fernando Cotait Maluf - Oncologista, Fundador do Instituto Vencer o Câncer, Chefe da Oncologia Clínica do Hospital BP Mirante e membro do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein

16h - Coffee Break

16h20 - Painel: \"Políticas Públicas em Oncologia: Dados Abertos para a Transformação Social\"
Cláudio Machado -Coordenador de Informação Estratégica do Ministério da Saúde
Daniele Silveira - Especialista em Regulação - Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS)
Merula Steagall - Empreendedora Social, Presidente da ABRALE, Líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer - TJCC
Marcelle Medeiros – presidente da Fundação Laço Rosa

18h - Palestra de encerramento: “Repensando a medicina: Como a tecnologia pode ajudar a identificar um diagnóstico mais preciso de câncer”
Dráuzio Varella - Médico oncologista, cientista e escritor


Observatório de Oncologia

O Observatório de Oncologia, iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, é uma plataforma online e dinâmica de monitoramento de dados abertos e compartilhamento de informações relevantes da área de oncologia do Brasil.
As principais bases de dados são do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São utilizadas informações sobre incidência de câncer, atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares e mortalidade. Os dados apresentados abrangem dimensões demográfica, epidemiológica, de assistência à saúde, de rede assistencial, entre outras.
http://observatoriodeoncologia.com.br

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, criado a partir da parceria de mais de 50 entidades de apoio ao paciente, tem a missão de influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o acesso ao tratamento e cuidados paliativos às pessoas com câncer no Brasil.
http://todosjuntoscontraocancer.com.br

ABRALE

100% de esforço onde houver 1% de chance
A ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – é uma organização sem fins lucrativos, criada há mais de uma década por pacientes e familiares. Nossa missão é oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue tenham acesso ao melhor tratamento.



Data de inclusão: 07/08/2017
Fone: (11) 5096-0439
Contato: Fernanda d´Avila
Empresa: 4 Press
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Saúde ][Tecnologia][Terceiro Setor ]
Este Release foi visto 224 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.